Sindusfarma

2018-05-07

Sindusfarma lança livro iconográfico da indústria farmacêutica no Brasil

“Indústria Farmacêutica no Brasil - Memória Iconográfica”, livro lançado pelo Sindusfarma como parte das comemorações dos 85 anos de vida da entidade, é um painel histórico de indústrias, instalações, equipamentos, ambientes de trabalho, medicamentos, anúncios e publicações que contribuem para contar a trajetória do setor.

 
O livro, bilíngue (português-inglês), é constituído de quatro capítulos: Fábricas e Processos Produtivos, com retratos históricos da produção industrial; Situações de Trabalho, que ilustra as transformações ocorridas no mundo do trabalho; Pioneiros e Empreendedores, com retratos dos ícones da indústria, e Medicamentos, Saúde e Sociedade, que mostra a importância dos almanaques, das publicações e da publicidade para a indústria farmacêutica.
 
O material iconográfico utilizado neste livro foi pesquisado e selecionado por meio de consulta do Sindusfarma às indústrias farmacêuticas associadas à entidade que têm ou tiveram fábricas de medicamentos no Brasil. E também por meio de pesquisa em acervos das empresas e em outros arquivos e bibliotecas. O trabalho de pesquisa e edição da obra foi realizado em parceria com a editora Narrativa Um.
 
"Notável empreendimento coletivo"

“Ao comemorar seu 85º aniversário, o Sindusfarma quis contar um pouco da história menos divulgada deste notável empreendimento coletivo, feito de fatos cotidianos que merecem ser recuperados e preservados”, diz o presidente da entidade, Cleiton de Castro Marques.
 
“Esperamos que esta publicação seja um incentivo para que as empresas do setor passem a atentar para a pesquisa e a preservação de seus acervos históricos e a registrar suas ações relevantes”, completa o presidente executivo, Nelson Mussolini.
 
Tradição

O Sindusfarma mantém uma tradição de editar livros impressos que contam a trajetória do próprio Sindicato, além de livros sobre os agraciados no Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico e coleções com publicações institucionais e técnicas, que se tornaram referência de informação no mundo farmacêutico.
 
Editar livros é parte da missão do Sindusfarma, mostrando ao público em geral e aos especialistas o que o setor farmacêutico faz, sua história, seus personagens, suas questões regulatórias, industriais, comerciais e trabalhistas.

Leia também: