Sindusfarma

2013-05-01

Com presença do governador Alckmin, personalidades da saúde e da indústria farmacêutica recebem o Colar Cândido Fontoura

O presidente do Sindusfarma Cleiton de Castro Marques e o governador Alckmin

Em solenidade que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos homenageados, 41 empreendedores do setor farmacêutico e personalidades da área da saúde receberam o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico na noite desta terça-feira (30/4). A festa, realizada no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo, marcou o 80º aniversário do Sindusfarma e comemorou o Dia da Indústria Farmacêutica Paulista. Cerca de 700 pessoas participaram do evento.

Além da homenagem especial ao governador Alckmin, receberam a comenda na categoria Autoridades o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, e o ex-ministro da Saúde Luiz Carlos Borges da Silveira.

Na abertura do evento, o presidente do Sindusfarma, Cleiton de Castro Marques, disse que “o dinamismo, a ética e a liderança” dos homenageados com o Colar Cândido Fontoura são fonte de inspiração e exemplo e base da trajetória de sucesso da entidade ao longo de seus 80 anos de atuação. “Queremos continuar a construir uma entidade forte e participativa, contando agora com o apoio das novas gerações”.

Dirigindo-se a Alckmin, Cleiton afirmou que o governador pode contar com o Sindusfarma e a indústria farmacêutica paulista em suas iniciativas na área da saúde. “O setor não apenas oferece apoio às ações do governo do Estado, como tem vários projetos de desenvolvimento do segmento em São Paulo que gostaria de compartilhar com V.Exª”, disse o presidente da entidade.

"Grande honra"

O governador Geraldo Alckmin foi o primeiro a receber o Colar Cândido Fontoura das mãos do presidente do Sindusfarma (foto acima). "É uma grande honra, até como colega de profissão da área de saúde receber aqui este colar", afirmou.

"Estava vendo ali a placa: 1933, quando foi fundado o Sindusfarma. Esta época foi logo após a Revolução de 32, aquele Brasil rural, que a expectativa de vida média era de 41 anos de idade e a mortalidade infantil era de quase 150 por mil nascidos vivos”, disse Alckmin. “Hoje, graças à química, à farmacologia, vivemos um outro mundo", afirmou o governador, salientando a importância da indústria farmacêutica para o desenvolvimento do país.

Clique aqui para ver notícia sobre a cerimônia no site do Governo de São Paulo

Os 41 agraciados com o Colar Cândido Fontoura 2013

O advogado Amaral Gurgel, que recebeu a comenda na categoria Empresários e Executivos, discursou em nome dos homenageados.

O ex-ministro Borges da Silveira falou de suas principais iniciativas e a criação do Sistema Único de Saúde. “Saber que a maioria das nossas ações está em continuidade, prova que fizemos o certo, assim como o SUS hoje é reconhecido como o melhor sistema de saúde público do mundo”, disse o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, no Tocantins.

História

No final da cerimônia, foi lançado o livro Sindusfarma 80 Anos – Guardião da História e do Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica no Brasil, que documenta a trajetória da entidade e registra os principais fatos que marcaram a atuação do setor industrial farmacêutico no país. Todos os presentes receberam um exemplar da obra.

Prestigiaram o evento os deputados federais Arnaldo Faria de Sá, Francisco Chagas, Newton Lima e Walter Ihoshi, além de outros parlamentares, líderes empresariais e da área da saúde.

Apoio

As empresas EMS Pharma, Torrent e Weathon apoiaram a realização da solenidade.

Cleiton de Castro Marques e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano

O vice-presidente do Sindusfarma, Maurizio Billi, com o ex-ministro da Saúde Borges da Silveira

Os agraciados de 2013 com o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico são:

Profissionais

Alessio Antonio Landi