Calendário de Atividades

Plataforma online
Inscrições encerradas.

Objetivos

• Expor a importância dos suplementos vitamínicos e de nutrientes minerais no bem-estar, desempenho físico e na prevenção de deficiências na saúde humana;
  • Efetuar uma análise da regulamentação brasileira que disciplina a elaboração de dossiê para fins de registro, estudo de estabilidade, rotulagem e alegações fundamentadas (claims, substantiation) para o uso de suplementos alimentares;
  • Expor e comentar os recursos tecnológicos utilizados para manter os teores de vitaminas em suplementos alimentares.
  • Relacionar os requisitos científicos, tecnológicos e regulatórios indispensáveis à incorporação de novos ingredientes, com destaque aos micronutrientes, em bancos de dados de órgãos que disciplinam a autorização de uso.
  • Expor e debater a situação mercadológica de suplementos alimentares, em países de referência, bem como, a evolução e expectativas para os próximos anos.

Público - Alvo

Profissionais que atuam nas áreas regulatória, médica, marketing, de desenvolvimento tecnológico, qualidade e de produção de suplementos alimentares, bem como pesquisadores e cientistas que atuam em pesquisas inovadoras das indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Hora

Palestrante

14:00 – 14:10

Abertura

Rosana Mastellaro

14:10 – 14:40

Suplementos alimentares à base de vitaminas e minerais: regulamentação e ritos processuais relacionados à avaliação de segurança e eficácia para regularização de novos constituintes

Ana Claudia Marquim Firmo de Araújo

14:40 – 15:10

Novos ingredientes: pontos de atenção e exigências em processos de avaliação ( visão prática)

Daniela Tomei

15:10 – 15:40

A estabilidade de vitaminas em suplementos alimentares

Catarina Simões

15:40 – 16:10

O mercado de suplementos alimentares de vitaminas e nutrientes minerais: a evolução e perspectivas

Rita de Cassia Salhani Ferrari

16:10 – 16:40

Fundamentação da importância dos suplementos vitamínicos e nutrientes minerais para a saúde humana

Carla Martins Lopes

16:40 – 17:00

Perguntas e Respostas

Encerramento

Palestrantes

Ana Claudia Marquim Firmo de Araújo - Gerência de Avaliação de Risco e Eficácia (GEARE) / ANVISA

Carla Martins Lopes Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Portugal. É licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Tecnologia Farmacêutica, ambos graus pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Ela tem pós-graduação em Naturopatia. Carla M. Lopes é co-autora de diversos artigos científicos completos publicados em revistas internacionais com revisão por pares.

Daniela Tomei Graduada em farmácia - bioquímica pela USP, com especialização em Ciência dos Alimentos. Pós-graduada em docência para Ensino em Saúde. Diretora da Meta Regulatória, empresa de consultoria voltada para assuntos regulatórios de alimentos e suplementos alimentares. Atua como profissional de assuntos regulatórios há mais de 25 anos, com sólida experiência em regulamentos, trâmites e processos regulatórios da ANVISA e Ministério da Agricultura.

Catarina Simões é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal, e Doutorada em Biotecnologia pela Universidade de Helsínquia, Finlândia. Durante o seu doutoramento desenvolveu investigação no departamento de Biotecnologia do VTT Technical Research Centre of Finland (Finlândia) e no Rowett Institute for Nutrition and Health (Escócia). Atualmente é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e Investigadora integrada no CIBIO-InBIO Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources da Universidade do Porto, Portugal.

Rita de Cássia Salhani Ferrari Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP), com Fellowship no Geriatric Medicine Program na University of Pennsylvania, especialização em Nutrologia e responsável pelo departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Marjan Farma.

Organização

Regulatórios Sindusfarma

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Formas de Pagamento

À vista
Boleto Bancário

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.
Adicionar lembretes