Calendário de Atividades

Compartilhe:
2ª Reunião Plenária | Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF)
Data de Início
28/04/2021 às 14:00
Data de Término
28/04/2021 às 16:00
Associado - Presencial
Gratuito
Local
Online
Inscrições encerradas.

Pauta - Reunião Plenária Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica - RBIF

Durante o primeiro trimestre de 2021 a RBIF consolidou a sua estruturação através das comissões de trabalho, que por sua vez, após apresentarem e validarem suas propostas de trabalho para o primeiro semestre, seguem realizando suas agendas, em consonância com a visão da Rede.

Nessa sessão plenária, destacaremos as principais atividades executadas, bem como apresentaremos novos projetos para validação dos associados ao SINDUSFARMA e participantes da Rede.

1- Ações específicas das comissões

Comissões de Cultura para a Inovação & Inovação/Transformação Digital

  • Evento conjunto realizado no dia 20 de Abril sobre cultura para inovação digital na área da saúde. Proposta baseada em cases, incluindo convidados da Embrapii, Distrito e Bionovis para apresentações e debate.
  • Proposta de um novo evento focado em inovação digital e sua relação entre start ups, VCs e corporações, como forma de demonstrar a dinâmica de atuação de corporações na agenda do digital.

Comissão de Recursos & Infraestrutura

Definição de parceiros institucionais para abordagem de temas prioritários como:

  1. a) Formação adequadas de capital humano, assim como sua contratação e retenção;
  2. b) Entrega e produtos e tecnologias de alto valor agregado e inovadores, que trarão benefícios à sociedade brasileira.
  3. c) Realizar seminário(s) para debater aspectos que envolvam estratégia nacional de inovação para a indústria farmacêutica: identificar vocações, apontar falhas críticas que precisam ser sanadas no curto prazo e estabelecer uma plano de trabalho e metas a serem atingidas.

Comissão de Regulatórios e Políticas

  • Reunião de apresentação do INPI Negócios em março de 2021 – resultante na aproximação para cooperação RBIF-INPI-Governo Dinamarquês;
  • Reunião sobre Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual e da Política Nacional de Inovação – Dia 4/05 com Patrícia Leal Gestic e Marcos Pinto – MCTIC;
  • Definição de eventos sobre LGPD e Biodiversidade;

Comissão de Conexões e Parcerias

  • FINDER, nova plataforma da Rede Brasileira de Inovação Farmacêuticas em ambiente de testes por NITs e empresas afiliadas ao SINDUSFARMA;
  • Seminário sobre melhores práticas na relação entre corporações farmacêuticas e laboratórios acadêmicos. em parceria com a Comissão Cultura para Inovação.

2- Proposta da parceria com INPI (INPI Inova) e Governo da Dinamarca

Através de esforços da comissão de Política e Regulatórios, a RBIF entrou em entendimentos iniciais com o INPI para integrar uma parceria em inovação na área da saúde em conjunto com o governo da Dinamarca.

A proposta da RBIF abrange:

  • Realização de um Summit ou evento bilateral que agregue a divulgação de conteúdo e atualidades de inovação em saúde no Brasil e na Dinamarca e que também promova ambiente para realização de “match-making” entre start ups, ICTs e laboratórios acadêmicos dinamarqueses, hubs de inovação brasileiros e corporações farmacêuticas afiliadas ao SINDUSFARMA e participantes da RBIF.
  • Dentre os temas de debate proposto encontram-se universalização e unificação de sistemas digitais de saúde, uso de big data e Inteligência Artificial em processos de descoberta, desenvolvimento de drogas, pesquisas clínicas e regulação de fármacos e biofármacos;
  • Dentre os temas a serem focados para sessão de match-making, do lado dinamarquês, novos fármacos, biofármacos; dispositivos, vestíveis e aplicativos que promovam melhoria da prevenção a doenças, aumento da qualidade de vida de pacientes e maior adesão à terapêutica, além de serviços em P&D e sistemas de entrega de drogas. No lado brasileiro, além de corporações farmacêuticas, empresas prestadoras de serviços de desenvolvimento farmacêutica, pesquisa clínica, acesso e pesquisa a partir da biodiversidade brasileira, medicina de precisão e microbioma.

3 - AOB (Any other business)

O link de acesso a Reunião Plenária será encaminhado a todos os inscritos no dia anterior à reunião.

Dúvidas encaminhar e-mail para [email protected] 

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024