Esta pesquisa tem o objetivo de criar parâmetros de comparação sobre os principais indicadores de tamanho e efetividade das Forças de Vendas, tais como:
- Tamanhos e estruturas das equipes;
- Painel médico por linha promocional e demais tipos de target, como farmácias, hospitais, entre outros;
- KPIs de produtividade das equipes, por exemplo: média de visita/dia, cobertura de painel, dias em campo etc.
Alguns destaques da pesquisa de 2022:
- Estão envolvidos 6.231 representantes entre os 29 laboratórios participantes;
- A média de visitas médicas presenciais por dia se manteve em 9;
- A meta de cobertura de painel aumentou, em média, para 92%;
- As equipes possuem, em média, 8 representantes por GD;
Os demais indicadores gerados pela pesquisa foram divulgados apenas para empresas participantes. Participe da próxima edição.
Análise Geral |
Item |
Média |
Mínima |
Máxima |
Reps por GD |
8 |
2 |
16 |
Target cobertura do painel |
92% |
80% |
100% |
Média de Visitas presenciais por dia |
9 |
2 |
15 |
Média de Visitas remotas por dia |
2 |
0 |
11 |
Média de Visitas Farmácia por dia |
3 |
1 |
12 |
Meta de % tempo coaching do GD |
50% |
5% |
80% |
Meta % dias em campo |
86% |
57% |
100% |
Meta de % de revisita |
25% |
3% |
100% |
Quantidade Produtos Promovidos |
13 |
1 |
301 |
Número de Ciclos / Ano |
8 |
4 |
12 |
Número de dias Úteis / Ciclo |
33 |
5 |
90 |
Na ultima edição, realizada em 2022, a pesquisa teve 29 laboratórios partipantes, que somados representam 38% de cobertura do mercado.
Veja o material explicativo da pesquisa
A próxima edição da pesquisa ocorrerá em 2023. Enviaremos por e-mail com antecedência todas as informações para que vocês possam incluir seu laboratório nesse rico Benchmarking da indústria farmacêutica e terem acesso a todos os indicadores gerados pela pesquisa, portanto, mantenha seu cadastro no Sindusfarma atualizado. Todos os colaboradores das áreas de Inteligência de Mercado, Produtividade e Efetividade, Business Support, Novos Negócios, Negócios Hospitalar e Incentivos e Premiação da Força de Vendas receberão os convites, junto ao link do questionário e as instruções de participação.
Mais informações estão disponiveis com: Antonio Jr., no e-mail: [email protected] ou com Felipe Rojas, no e-mail: [email protected].