ESG – Diversidade

Diretriz para Equidade Racial

Diretriz para o Avanço da Equidade Racial no Setor Farmacêutico

A superação do racismo institucional e estrutural no Brasil é uma meta fundamental e inadiável para o progresso do país em todas as frentes.

Por isso, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos – Sindusfarma, maior entidade representativa da cadeia produtiva farmacêutica no Brasil, apoia a equidade racial nos mais diversos campos de atuação: social, educacional, empresarial, cultural etc.

Nesse sentido, incentiva a adoção, por parte das empresas do setor, de ações internas e externas de inclusão de indivíduos pertencentes a todos os grupos historicamente excluídos e discriminados da sociedade brasileira.

Essa questão atinge especialmente a população negra, de tão influente participação na história e na formação do caráter nacional. Assim sendo, dar oportunidades de trabalho e desenvolver e reter talentos negros nas empresas do setor é um objetivo importante para, além da necessária valorização desses profissionais, promover a completa integração dos membros desse relevante grupo na sociedade brasileira.

O Sindusfarma também apoia a realização de ações afirmativas por parte das empresas associadas à entidade, como programas de esclarecimento de colaboradores e lideranças sobre a questão racial no contexto histórico brasileiro, o chamado “letramento racial”, entre outras iniciativas, com o objetivo de fomentar práticas de estímulo à diversidade e à criação de ambientes corporativos cada vez mais inclusivos e equilibrados.

Ao estimular a disseminação da equidade racial na cadeia produtiva farmacêutica, o Sindusfarma reafirma seu engajamento no objetivo maior, que é a redução da grande desigualdade que ainda existe no país, um dos maiores obstáculos ao pleno desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos – Sindusfarma
Dezembro de 2022

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024