Destaques da Imprensa

Compartilhe:
08/07/2020
Hypera vende Neocopan para a União Química

Veículo: Valor Econômico

Jornalista: Ana Paula Machado

A Hypera Pharma vendeu a marca Neocopan para a União Química. O remédio faz parte do portfólio da NeoQuímica, braço de medicamentos isentos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) da Hypera. O negócio está avaliado entre R$ 60 milhões e R$ 90 milhões considerando que operações desse tipo equivalem de duas vezes a três vezes as vendas do medicamento, apurou o Valor. No ano passado, de acordo com a consultoria especializada na indústria farmacêutica IQVIA, o faturamento com o Neocopan foi de cerca de R$ 30 milhões.

Segundo o vice-presidente da União Química, Vagner Nogueira, o negócio foi fechado no dia 6 de julho e foi uma recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aprovação da compra da família Buscopan, concluída no final do ano passado em que a Hypera pagou R$ 1,3 bilhão à Boehringer Ingelheim (BI).

“O Cade identificou concentração de mercado nessas categoria de medicamentos, que é o de analgésicos e antipasmódicos. Negociamos durante cerca de um mês e completamos a compra ontem [dia 6]. O Neocopan completa o nosso portfólio do OTCs. Os recursos são provenientes do nosso caixa”, disse Nogueira. Até maio, segundo a IQVIA, a família Buscopan vendeu R$ 206 milhões e deteve 60% de participação na categoria. O Neocopan é o segundo medicamento mais vendido nesse segmento, mas detém uma fatia de pouco mais de 8%.

Em nota, a Hypera confirmou as negociações com a União Química. Segundo a farmacêutica, foi apresentado ao Cade a proposta de venda do Neocopan, que já foi aprovada pelo órgão.

“Essas medidas fazem parte das iniciativas apresentadas ao Cade para a aprovação da aquisição da família de produtos Buscopan pela companhia, anunciada em dezembro de 2019. A transação aguarda análise do tribunal do conselho” informou a Hypera Pharma.

Se para a Hypera a venda dessa marca é necessária para a aprovação do negócio do Buscopan, para a União Química, segundo Nogueira, com o Neocopan, o faturamento da farmacêutica irá aumentar em 6%. Até maio, a empresa obteve uma receita de R$ 512 milhões somente com as vendas no canal varejo.

“O nosso plano é, em um ano e meio, fazer com que o Neocopan tenha uma participação de 20% e assim diminuir a distância em relação ao Buscopan”, disse o executivo. Hoje, o medicamento tem 8,3% de participação no mercado brasileiro. Nogueira afirmou que a União Química irá investir em marketing e usar a força de venda para reforçar a presença do medicamento em farmácias independentes.

“Temos uma equipe com 500 vendedores que atendem os pontos de vendas independentes no país. Além disso, temos 19 centros de distribuição próprios e podemos gerenciar os nossos estoques. Essa é uma vantagem competitiva”, disse o executivo.

O executivo ressaltou, que pelo acordo com a Hypera, a produção, no primeiro momento, será feita nas linhas de fabricação atuais, após a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá ser feita pela UQ.

Desde o ano passado, a União Química vem tentando aumentar o portfólio e os negócios no Brasil e na América Latina. A companhia fez propostas para levar os ativos de OTC da Takeda na América Latina. Na época, ela ofereceu cerca de R$ 700 milhões pela operação, mas não seguiu na disputa. Ao final quem se saiu vencedor e levou a operação foi também a Hypera, que se dispôs a pagar US$ 825 milhões - abaixo da expectativa da Takeda, que era de US$ 1 bilhão.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2020