Veículo: Folha de S.Paulo
Jornalista: Indefinido
A Pesquisa DataFolha “Percepção sobre marcas e consumo na pandemia”, realizada entre 2 e 6 de julho, com moradores da cidade de São Paulo, apontou Aché (7% das preferências), EMS (7%) e Medley (5%) como as marcas de destaque da categoria “Laboratório farmacêutico”.
Aché: 7%
Fundação: 1966
Quanto cresceu neste ano: 2% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019
Como reagiu à pandemia: Criou uma página sobre o coronavírus em seu sute, promoveu lives e webinars com médicos e ofereceu um canal para esclarecer dúvidas. Destinou R$ 5 milhões para a distribuição de proteção e pesquisa sobre o uso da dexametasona em pacientes infectados.
“Apesar de estarmos preparados para abastecer nossos mercados, as dificuldades de importação dos insumos farmacêuticos ativos nos chamaram a atenção para a necessidade de buscar uma variedade maior de fornecedores. A alta do dólar também é um desafio”, diz Vânia Nogueira de Alcântara Machado, presidente da Aché
EMS: 7%
Fundação: 1964
Quanto cresceu neste ano: 13,6% de janeiro a junho em relação ao mesmo período de 2019
Como reagiu à pandemia: Investiu mais de R$ 10 milhões em equipamentos e materiais doados a hospitais e profissionais de saúde, em alimentos distribuídos à população e na instalação de lavatórios públicos em comunidades carentes de São Paulo.
“Essa situação sem precedentes ainda impõe desafios. A imprevisibilidade da alta do dólar impacta nossos resultados, especialmente pela oferta reduzida dos insumos fornecidos por empresas globais e pelo aumento no custo de matérias-primas quase sempre importadas. Só em junho pudemos reajustar preços, o que deveria ter ocorrido em abril”, diz Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS
Medley: 5%
Fundação: 1996
Quanto cresceu neste ano: Não informou
Como reagiu à pandemia: Junto com as ONGs Atados e Vizinho Amigo, lançou uma plataforma para conectar pessoas do grupo de risco a voluntários dispostos a ajudá-los com tarefas fora de casa. Também firmou parceria com a Drogaria Venâncio para frente grátis no Rio.
“Esse é um reconhecimento do que temos feito para tornar mais palpável nosso propósito de democratização do acesso a saúde e bem-estar, além do medicamento, o que é muito importante nessa pandemia, sendo parceiros do nosso público em toda a jornada de saúde”, diz Joana Adisse, diretora geral da Medley.