Destaques da Imprensa

ARTIGO: O risco de desmonte da Anvisa

Veículo: Folha de S.Paulo

Autor: Nelson Mussolini*

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nunca teve tão poucos funcionários. A agência responsável por cerca de 20% do PIB brasileiro possui hoje 1.409 pessoas, contingente menor que o do período de sua criação, em 2000. No momento, o déficit estimado é de cerca de 1.250 técnicos. Ou seja, opera com pouco mais de 50% de sua necessidade. A situação é muito preocupante porque a atuação da Anvisa é especialmente relevante por sua abrangência e pelo fato de zelar pela saúde dos brasileiros, além de suas externalidades sociais e econômicas, como geração de renda, tributos e empregos.

(*) Nelson Mussolini: Presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

A íntegra deste artigo está disponível para assinantes no site https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/04/o-risco-de-desmonte-da-anvisa.shtml