Destaques da Imprensa

Compartilhe:
19/03/2014
Anvisa reforça proibição de emagrecedores
Veículo: Portal O Globo

Jornalista: Indefinido

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) reforçou a proibição do uso de emagrecedores e do controle da sibutramina - medida tomada por uma resolução do órgão definida em 2011. O reforço se deu por meio de manifesto assinado pela Comissão Científica em Vigilância Sanitária do órgão, que apoia decisão da agência de tomar mais medidas.

O Plenário da comissão, em reunião realizada no dia 4 de fevereiro, decidiu, após ouvir especialistas e considerar documentos e dados sobre as subtâncias, que não há dados científicos comprobatórios, provenientes de estudos com desfechos clinicamente relevantes, que garantam a segurança e a eficácia necessárias à proteção da saúde dos usuários e justifiquem a mudança do entendimento técnico da Anvisa neste momento.

Em 6 de outubro de 2011, a Anvisa publicou resolução que proibia o uso das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros, bem como em controlava a prescrição e dispensação de medicamentos que contenham a substância sibutramina, seus sais e isômeros.

A comissão também reconheceu que o trabalho de análise dos dados e levantamento da literatura feito pela agência foi bem realizado e embasa a decisão mais segura à saúde da população brasileira.
Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024