Empresas em Foco

30/08/2019
Pesquisa Ipsos analisa performance das empresas farmacêuticas em 2019

Nova edição da pesquisa da Ipsos, em parceria com a Sindusfarma, analisou a performance das empresas farmacêuticas em 2019. A “3ª Pesquisa Performance Farmacêutica” é um levantamento anual com médicos de diversas especialidades para entender qual empresa do setor se diferencia entre três temas principais: imagem corporativa, presença e produto. A Eurofarma é a marca que possui os produtos com melhor custo-benefício em sete especialidades.

A pesquisa traz a análise em 16 especialidades: ortopedia, reumatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, oncologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, hematologia e clínica geral. O levantamento analisou a imagem corporativa (inovação, ações de marketing, confiança, preferência e recomendação), presença (mais próximo, visitas mais frequentes e melhor representante) e produtos (genéricos de qualidade, produtos de qualidade e melhor custo benefício). O estudo completo está disponível neste link: link para a pesquisa no Dropbox.

Na especialidade de clínica geral, a Eurofarma (13%) foi a mais lembrada no quesito confiança, seguida por Pfizer e Aché, ambas com 12%, e Boehringer Ingelheim (6%). Já quando a questão é a recomendação, a Aché lidera, com 63%, seguida de Pfzier e Novartis, ambas com 61% e Sanofi, com 56%. A Eurofarma também lidera como melhor representante, com 13%, seguida por Aché (11%) e Novartis e Sanofi, ambas com 6%.

Na cardiologia, a Pfizer lidera em confiança, com 20%. Em seguida estão: Novartis (16%) e Bayer (14%). A Pfizer também lidera em recomendação, com 76%, seguida de Novartis (72%) e AstraZeneca (62%). A Pfizer ainda lidera como melhor representante, com 11%. Logo em seguida estão: Novartis (10%) e AstraZeneca e Biolab (9%).

Em oncologia, a Roche lidera em confiança, com 49%, seguida por MSD (20%) e Pfizer e Novartis (6%). No quesito recomendação, o ranking é o mesmo, com mudanças nos percentuais: Roche (84%), MSD (74%), Novartis e Pfizer (68%). A Roche também lidera como melhor representante, com 27%. Em seguida estão: Novartis (14%) e AstraZeneca e MSD (12%).

“Após três anos, a pesquisa vem se consolidando como uma ferramenta importante para a indústria acompanhar a evolução de seus investimentos junto ao target médico, principal steakholder do setor”, ressalta Fabrizio Rodrigues Maciel, diretor de Healthcare na Ipsos no Brasil.

A pesquisa online foi realizada no Brasil em junho e julho de 2019 com 650 médicos de 16 especialidades diferentes.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas filiadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.