19/09/2019
20 de setembro é o dia D da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil

Fonte: TJCC

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer acaba de divulgar a versão atualizada da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. Fundamentada na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, o documento foi elaborado pelos grupos de trabalho do Movimento TJCC e colocado em consulta pública para que organizações da oncologia e a sociedade em geral pudessem avaliar e contribuir.

A Declaração mapeia a situação da Oncologia no Brasil, apontando as principais dificuldades enfrentadas por pacientes, profissionais e estabelecimento de Saúde, propondo ações para que se possa enfrentá-las e superá-las. Portanto, é uma ferramenta para a melhoria da promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, cuidado integral e gestão efetiva. O texto completo está disponível em https://todosjuntoscontraocancer.com.br/declaracao.

Dividida em oito capítulos – Princípios Gerais e Gestão em Saúde; Promoção da Saúde; Prevenção; Vigilância, Monitoramento e Avaliação; Cuidado Integral; Ciência e Tecnologia; Educação Permanente; e Comunicação em Saúde – a Declaração agora conta com uma análise mais ampliada do cenário oncológico, com um maior número de dados, propostas e interconexões com documentos nacionais e internacionais. A primeira versão da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil foi elaborada em 2014, no 1º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer.