Empresas em Foco

Compartilhe:
18/08/2020
Novo Nordisk lança série de conteúdo sobre gestão em saúde para médicos

Fonte: Novo Nordisk

No início da pandemia de covid-19, diversos órgãos e entidades do setor da saúde se uniram para falar sobre a crise e o "novo normal". O Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, divulgou uma nota pedindo aos médicos de consultórios particulares que suspendessem as consultas eletivas, se possível. Desde então, o setor vem tentando se adaptar a esta nova realidade. Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a receita dos hospitais, por exemplo, foi reduzida em 26% nos quatro primeiros meses do ano, se comparado com o mesmo período de 20191. Houve ainda queda nas internações (25%) e nos atendimentos de urgência (31%). 

Buscando contribuir com soluções para problemas da sociedade, a Novo Nordisk, empresa de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros lança, nesta semana, uma série de vídeos e podcasts para orientar e inspirar médicos e gestores de saúde neste momento de pandemia, batizada de “Gestão em Saúde Novo Nordisk”. O primeiro módulo, "Gestão de Consultórios e Clínicas", será disponibilizado entre agosto e setembro deste ano. 

"Queremos promover discussões que auxiliem na transformação, adaptação e aprendizado dos médicos, mediante o cenário atual. Nos materiais que desenvolvemos em parceria com professores das principais escolas de negócios do Brasil, vamos abordar assuntos como liderança, inovação, finanças e gestão de saúde. A ideia é auxiliar os médicos que possuem ou atendem em consultórios ou clínicas particulares e estão vivenciando os impactos deste 'novo normal", explica Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk Brasil. "Neste primeiro módulo, vamos trazer o tema focado em consultórios e clínicas, mas a ideia é ampliarmos o debate para outras áreas do setor da saúde. Além do nosso compromisso com os pacientes, também buscamos educar e contribuir com a solução de assuntos da sociedade", finaliza Priscilla. 

Série: Gestão em Saúde Novo Nordisk

Serão cinco temas abordados, um por semana, em dois formatos complementares: vídeo e podcast. O conteúdo será publicado nas contas institucionais da Novo Nordisk no YouTube (vídeos) e Spotify (podcasts). O primeiro tema é Gestão de Crise em Tempos de Covid-19, com o professor e advogado Marco Sabino -- que também será o mediador das outras entrevistas.

"A primeira lição que precisamos ter em mente é a aceitação. Não há como permanecer na fase de negação, de que não existe um vírus ou quaisquer impactos relacionados a ele", afirma Sabino no primeiro vídeo a ser divulgado nesta sexta-feira (21). "Quando você é capaz de identificar e tratar o risco e entender quais os impactos, você consegue encontrar oportunidades. Portanto, identificação de risco é fundamental", diz o professor. Neste primeiro conteúdo, será possível visualizar, a partir de histórias de transformação, as formas como os consultórios podem mudar em um momento difícil. 
 
Calendário de temas e professores/médicos convidados:

  • 21/08 – Gestão de Crise em Tempos de Covid-19
    Convidado: Marco Sabino, advogado e professor de Direito
  • 28/08 – Retomada econômica e gestão financeira
    Convidado: Rodolfo Olivo, professor de Economia
  • 04/09 – O papel do médico como líder
    Convidado: Marcelo Treff, professor de Liderança
  • 11/09 – Sobrevivência no cenário de pandemia
    Convidado: Luis Guedes, professor de Inovação
  • 18/09 - Pensando como médico de sucesso na crise
    Convidada: Paula Pires, médica endocrinologista
  • 25/09 - Live final com perguntas e respostas
    Convidado: Marco Sabino e convidados

Sobre os convidados:

Prof. Dr. Marco Sabino
Advogado. Professor titular de introdução ao estudo do direito no IBMEC-SP, coordenador do Centro de Pesquisa em Internet e professor adjunto de Direito Empresarial, Governança e Compliance da FIA, na graduação, mestrado e MBAs. Professor da Fipecafi, da Dom Cabral e do Einstein. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Doutor pela USP, academic visitor em Oxford e pesquisador da Universidade de Columbia. É também palestrante e autor de dois livros, além de inúmeros artigos. Foi ainda executivo da Rede Globo e ex-conselheiro do Conar. 

Prof. Dr. Luis Guedes
Acumula mais de 20 anos de experiência executiva (Vivo, Embratel, NEC, Receita Federal), sendo a atuação mais recente como head de planejamento financeiro para América Latina no Google. Há dez anos, é professor de pós-graduação (FIA, Ibmec, Einstein, Sebrae, dentre outras), além de palestrante e consultor especialista em Gestão da Inovação. É autor do livro "Criatividade, modelos mentais e inovação" (Editora Senac), co-autor de três livros sobre inovação e competitividade e tem 28 artigos científicos publicados. É pós-doutorando em Inteligência Artificial pela Universidade de Paris, doutor em Administração pela USP, mestre em Administração pela FGV, MBA em Gestão Internacional pela FIA e MBA em telecomunicações pela FEI, onde fez graduação em Engenharia de Computadores.

Prof. Dr. Rodolfo Olivo
Formado em Administração de Empresas pela EAESP da FGV-SP. Professor da FIA e também de ensino superior há 17 anos. Por mais de 20 vezes, foi homenageado por turmas de graduação e mestrado. Foi paraninfo ou patrono da turma. Além da carreira acadêmica, possui ampla experiência profissional executiva e empreendedora, foi consultor de empresas na Mckinsey & Company, executivo de finanças em empresas multinacionais de telefonia celular, energia elétrica e educação. Também é autor de cinco livros e colabora em temas como finanças, economia e empreendedorismo com as revistas PEGN - Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Superinteressante, Você S/A, Jornal Folha de São Paulo e DCI.

Prof. Dr. Marcelo Treff
Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e mestre em Administração pelo Mackenzie. Atualmente é professor da FIA, da PUC-SP, da FECAP e da Facamp. Atua com os seguintes temas: Gestão da Carreira, Gestão de Competências e Comportamento Organizacional na Empresa de Consultoria Stacco.

Endocrinologista Paula Pires
Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), com residência médica em Clínica Médica pela Unicamp e em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Possui título de especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e título de especialista em Endocrinologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia Pediátrica. É também membro da Endocrine Society, SBEM, Abeso e do American College of Lifestyle Medicine. Atua no corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Nove de Julho. 

Referência:

1- Dados apresentados em live da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp): https://www.youtube.com/watch?v=MJNXCdcu3Lw. Acessado em: 07/07/2020. 

Sobre a Novo Nordisk

Empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros. Isso é possível porque a Novo Nordisk é pioneira em descobertas científicas disruptivas e trabalha para a ampliação do acesso aos seus medicamentos e na prevenção e cura de doenças. Fundada em 1923 e com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega cerca de 43.100 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170. No Brasil há 30 anos, a empresa emprega mais de 1.300 funcionários e conta com sede administrativa em São Paulo (SP), dois centros de distribuição no Paraná e uma unidade operacional em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulina da América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas filiadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2020