02/10/2020
Educação: um pilar para a transformação e crescimento

Fonte: Prati-Donaduzzi

A educação transforma vidas. É através dela que muitas histórias de superação são escritas. O crescimento profissional e pessoal está diretamente relacionado à busca pelo conhecimento e a Prati-Donaduzzi acredita, oportuniza e reconhece as pessoas que tornam-se referência através dos esforços pessoais.

Um exemplo é o colaborador Wagner Alex Jann Favreto, de 38 anos, que evidencia que limitações são superadas com muita dedicação. Atualmente ele é pesquisador no setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de Aplicações da Espectrometria de Massas na indústria farmacêutica, mas o caminho exigiu escolhas e esforços.

Nascido em Toledo, no Oeste do Paraná, o profissional teve uma infância humilde. As dificuldades impostas pelo meio que vivia foram dribladas com sonhos e escolhas certas. Idealizou para seu futuro uma situação muito melhor e sabia que isso se tornaria realidade através da educação.

Estudou muito e foi aprovado para dois cursos de ensino superior, mas as condições da vida o fizeram escolher a graduação de Química na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “Naquela época eu trabalhava em dois lugares. Como o curso de Engenharia era integral e eu precisava trabalhar, acabei optando pelo que era em um período apenas”, revela.

Determinação

Com o diploma em mãos e ciente de seus objetivos, já pensava no mestrado na área. Porém, a vida mais uma vez o fez esperar. “Na minha infância era a minha avó que me cuidava para a minha mãe trabalhar. Logo que me formei ela faleceu e precisei me estabilizar”, conta.

Foi justamente neste período que Wagner iniciou sua carreira no Grupo Prati-Donaduzzi, como analista no então Centro de Estudos Biofarmacêuticos (Biocinese). Aliando seus desejos com a política de incentivo à educação da empresa, um ano depois, em 2007, o colaborador iniciou o mestrado.

“Com o término do mestrado em Engenharia Química na área de Processos Químicos pela Unioeste fui promovido ao cargo de pesquisador”, relata os avanços na carreira.

A busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento não parou no mestrado, após três anos ingressou no Programa de Doutorado em Ciências na área de Química Analítica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “Eu sempre vi na Educação as escolhas que mudariam meu caminho”, conta.

Valorização

O título de doutor o elevou ainda mais profissionalmente. Atualmente ele é uma das referências no PD&I da indústria farmacêutica. A sócia-fundadora, Dra. Carmen Donaduzzi, destaca exemplos como de Wagner. “Para mim é um caso raro, mas não impossível. É fantástico ver uma pessoa que passou por tantas dificuldades, mas que enfrentou a vida, sempre de forma correta. Ele chegou onde queria com muitos estudos e esforços. Para quem tem acesso a mais recursos financeiros não é fácil, imagina para quem precisa vencer as barreiras socioeconômicas”.

Uma das maiores incentivadoras, e também admiradora de Wagner, Dra. Carmen afirma que a empresa sempre valoriza pessoas que enxergam na educação uma chance de superação. “É gratificante para nós vermos os esforços pessoais e as conquistas dos nossos colaboradores. Somos um mundo de oportunidades e aqueles que aproveitam fazem a diferença em suas vidas”, destaca.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.
*IQVIA MAT JUL/2020 PMB + NRC Doses Terapêuticas