Empresas em Foco

15/10/2020
Cultura de segurança do trabalho avança no Grupo Prati-Donaduzzi

Fonte: Prati-Donaduzzi

Um local de trabalho seguro é a garantia para que colaboradores executem suas atividades de forma tranquila. No Grupo Prati-Donaduzzi permitir um ambiente saudável é mais do que uma política da empresa, evidencia a forte cultura do cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas.

Para fortalecer esse compromisso, a política interna de segurança avança em ações e estratégias para que os colaboradores tenham acesso às informações e adotem comportamentos preventivos aos riscos. Entre os principais assuntos abordados estão a atenção com a conduta segura e atividades operacionais e administrativas, ergonomia, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), atendimento aos Procedimentos operacionais Padrão (POP) entre outros.

Para o gerente de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Julio Capacle, os resultados são perceptíveis estatisticamente ao longo do tempo. “Há seis anos temos essa política estruturada e reduzimos drasticamente nossas taxas de frequência, de gravidade e números de acidentes. O resultado mais significante é sobre os números de dias perdidos, que reduziu em 85%. Todas as nossas ações acontecem para que no final do dia os colaboradores possam retornar para seus familiares em plenas condições de saúde”.

Compromisso

As ações ganham força com a estruturação de grupos de cuidado. Dando sustentação a esse trabalho existe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que desde 2001 foi criada com foco na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Os 32 integrantes têm como principais funções a vistoria de áreas para identificação de risco, alerta de cuidado para os colaboradores e orientações para os colegas de trabalho.

A Brigada de Emergência também cumpre um papel importante na estratégia de segurança da empresa. Os colaboradores integrantes recebem treinamentos mensais para atuar em emergências. As capacitações acontecem em parceria com o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) que atua de forma cooperada com o Corpo de Bombeiros de Toledo, o PAM foi instituído em 2015 por iniciativa do Grupo Prati-Donaduzzi.

Para o colaborador Gustavo Fischer, que atua na área de Engenharia, estar sempre atento ao ambiente em que são executadas as atividades faz parte da sua rotina. “Trabalhamos o tempo todo com instalações elétricas e a atenção precisa existir para estarmos seguros. As orientações que recebemos para uso de EPIs, identificação de áreas de risco, entre outros, zelam pela nossa saúde”, revela.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.
*IQVIA MAT JUL/2020 PMB + NRC Doses Terapêuticas

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas filiadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.