Empresas em Foco

01/12/2020
MSD vence prêmio de logística reversa por meio de projeto implementado pela BLS para redução de resíduos

Fonte: BLS - Biothermal Logistic Solutions

A MSD/ SCM Brasil foi eleita vencedora do prêmio BBM na categoria Socioambiental de Projeto de Logística 2020, organizado pela Revista Mundo Logística. A premiação busca valorizar os projetos de logística e supply chain que se destacam pela inovação e resultados obtidos, além de reconhecer seus realizadores - responsável pelo projeto e equipe participante.Foram apresentados mais de 170 projetos de empresas brasileiras para avaliação de uma banca a composta de executivos, mestres e doutores para seleção dos melhores cases em quatro categorias: Melhoria operacional, Inovação, Socioambiental e Startup.

O time de SCM, liderado por Edilson Silva, diretor de logística da MSD, participou da premiação por meio do projeto de utilização de soluções sustentáveis da BLS - Biothermal Logistic Solutions - integradora de soluções logísticas para cadeia fria voltada à área da saúde, para a redução do impacto ao meio ambiente. Com redução significativa na produção de resíduos não recicláveis, o case apresentou os desafios alcançados na mudança de estratégia para o uso dos packouts recicláveis, transformando a forma de negócio de compra para locação e todo o redesenho da cadeia logística, incluindo o treinamento de transportadores e clientes.

Como principais resultados do processo logístico implementado com a BLS, houve a incorporação das embalagens Credo Cube, da fabricante Pelican - trazidas com exclusividade pela BLS - solução reutilizável por até 5 anos, maior segurança na operação de transporte de produtos termolábeis; redução de riscos com congelamento e excursões de temperatura durante o transporte; alta redução de custos em todas as etapas da cadeia de suprimento; redução do volume de 80 toneladas por ano de materiais não reutilizáveis descartados na natureza; entre outros.

" Estamos muito felizes com a conquista do prêmio à MSD por meio do projeto de logística reversa implementado pela BLS. Seguimos firmes no nosso propósito de quebrar os paradigmas do mercado atual. Somos movidos a tecnologias revolucionárias, exclusivas e patenteadas para proporcionar segurança, economia e sustentabilidade em todas as etapas da logística de produtos de cadeia fria e temperatura controlada", comenta Fabio Martins, CEO da BLS.

Sobre a BLS:

A BLS é associada à Sindusfarma desde de 2019 e atua desde a armazenagem até a entrega de medicamentos, produtos de diagnósticos e demais insumos com necessidade de controle de temperatura, serviços de qualificação de embalagens e equipamentos, locação de embalagens reutilizáveis e venda de insumos para controle de temperatura. Com grandes investimentos no setor e iniciativas de desenvolvimento de uma rede sustentável para a logística reversa e a redução de resíduos, a BLS iniciou suas atividades no Brasil em 2017, tendo avançado para o mercado argentino em 2018, e para o chileno em 2019. A empresa tem representação exclusiva da Pelican Biothermal, maior player global de embalagens com zero excursão térmica, que não levam isopor e nem fazem o uso de gelo para o transporte seguro de produtos farmacêuticos, clinical trials, diagnósticos, tecidos humanos, vacinas e suprimentos de sangue. Com operação em toda a América Latina e bases na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá e também Estados Unidos, a empresa se prepara para seu processo de expansão global, com novas bases na Itália, Índia e China até o fim de 2021.

Mais informações no site: https://www.pelicanbiothermalbr.com/ e https://www.linkedin.com/company/biothermallogisticssolution.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.