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16/03/2021
Clube do Pharma facilita a jornada de compra da farmácia

Fonte: InterPlayers

Depois de ouvir as dores do varejo farmacêutico do canal indireto, cerca de 45% do total de 60 mil pontos de venda, a InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, criou o Clube do Pharma, para facilitar e melhorar a jornada do comprador. Nele, o varejista pode fazer todas as suas compras em apenas um lugar, ter acesso aos programas das indústrias voltados aos pacientes, bem como a promoções, lançamentos e campanhas, e a maior quantidade de produtos da indústria: mais de 8 mil, incluindo os de higiene e limpeza. “O Clube do Pharma torna a farmácia mais competitiva em sua região”, cita Mário Nascimento, gerente de soluções Comerciais e Trade. Ele ressalta a facilidade de comprar todos os produtos em um só lugar, mesmo que haja necessidade de fazer as aquisições em mais de um distribuidor para completar seu pedido. “A grande facilidade é que haverá apenas um único pedido de compra, e depois enviaremos para os distribuidores conforme a preferência da farmácia,”, diz o gerente. Para ele, a plataforma aproxima indústria, distribuidor e farmácias. 
 
A InterPlayers tem mais de 6o mil farmácias conectadas espalhadas por seu território, sendo cerca de 70% farmácias do canal indireto. No total, elas movimentam R$ 43 bilhões em transações, com o suporte de 580 centros de distribuição. Essas pequenas redes e as farmácias independentes, muitas vezes, não têm conhecimento de promoções e ofertas feitas pela indústria, já que mantêm pouco ou nenhum relacionamento com ela, e também não têm alternativas de comprar tudo o que necessitam em um único lugar. Essas são algumas das dores do segmento identificadas pela InterPlayers em um trabalho que resultou na criação do Clube do Pharma, que vem facilitar e melhorar a jornada de compra das farmácias, com a participação de diversos distribuidores parceiros.

O trabalho de pesquisa da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, também apurou outras queixas do comerciante, tais como: receber pouca informação de mercado para não comprar errado, não ter conhecimento dos programas da indústria voltados ao paciente, não ter a possibilidade de atender representantes quando a farmácia está cheia, não ter a opção de comprar de outros distribuidores quando há falta de um produto, não ter controle se está ganhando ou perdendo nas compras que realiza, não receber dicas ou alertas para comprar um produto em promoção antes que ela termine e não contar com um calendário comercial eficiente.

O Clube do Pharma apresenta soluções para todas essas dores do varejista. Nele, o comerciante conta com um canal de aquisições centralizado, tem acesso aos programas das indústrias, bem como às promoções, lançamentos e campanhas, e a maior quantidade de produtos da indústria: mais de 8 mil, incluindo os de higiene e limpeza. 

“O Clube do Pharma torna a farmácia mais competitiva em sua região e aumenta sua visibilidade para a indústria”, afirma Mário Nascimento, gerente de soluções Comerciais e Trade. Ele ressalta a facilidade de comprar todos os produtos em um só lugar, mesmo que haja necessidade de fazer as aquisições em mais de um distribuidor para completar o pedido. “A grande facilidade é que haverá apenas um único pedido de compra, e depois enviaremos para os distribuidores conforme a preferência da farmácia”, diz o gerente. Esta solução permite uma maior rentabilidade para a farmácia, além de simplificar a operação.

“O varejista recebe todo o apoio operacional, suporte ao acesso e treinamento”, reforça Nascimento. Assim, ao ter conhecimento dos programas da indústria, o varejista pode oferecer as melhores vantagens, tendo dicas, por exemplo, gestão por categoria e ainda receber informações importantes para fazer bons negócios. Há, ainda, um blog que apresenta conteúdo voltado às tendências do setor. 

Nascimento ainda destaca o fato de a plataforma ser dinâmica e fácil de usar. Basta o varejista efetuar o login, acessar o carrinho, selecionar a sua farmácia e a forma de pagamento. Em seguida, pode escolher os produtos, efetivar a compra, selecionar o distribuidor, confirmar os dados de pagamento e finalizar a transação.

Melhoria nos resultados

De acordo com Nascimento, o Clube do Pharma aproxima indústria, distribuidores e farmácias. “É uma solução que traz ganhos para todas as partes envolvidas”, ressalta. “O mundo da farmácia está dentro do clube.”

Para o varejista, há ganho de competitividade, pois, além de obter mais visibilidade perante as indústrias, também tem acesso a oportunidades comerciais a todo momento, conta com vários distribuidores parceiros e com um apoio operacional que permite fazer a transformação digital do negócio. Com tudo isso, e mais as informações e orientações recebidas, ele obtém melhoria em seus resultados. 

Para a indústria, entre outros ganhos, estão a maior positivação de vendas, principalmente nas farmácias não visitadas, agilidade no cadastro de promoções, possibilidade de fazer lançamentos e divulgação para todos em um único momento, melhoria na gestão do acompanhamento das ações promocionais, facilidade no cadastro de combos de produtos, além de contar com um maior painel de distribuidores, sem restrições de faturamento, e ficar mais próxima desse segmento do varejo. 

Também há ganho na positivação das vendas do distribuidor, já que haverá agilidade na divulgação das ações para mais de 60 mil estabelecimentos, maior painel de farmácias para aumentar a positivação nos pontos de vendas não visitados pela indústria, divulgar os produtos em promoções e campanhas, maior painel de indústrias disponível para faturamento e ainda acompanhamento da performance dos produtos mais vendidos.

Não é à toa que Nascimento diz que há ganhos para todas as partes envolvidas.
 
Sobre a InterPlayers

A InterPlayers é um hub de negócios da saúde e bem-estar que promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo território nacional. Apresenta um portfólio com ênfase em Comercial, Trade, Fidelização e Acesso, Geração de Demanda e Serviços ao Paciente, contemplando 49 milhões de pacientes e consumidores e mais de R$ 43 bilhões transacionados no último biênio.

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