14/06/2021
Doação de sangue diminuiu durante a pandemia; saiba a importância deste ato

Fonte: Prati-Donaduzzi

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue é importante lembrar que a doação é um ato solidário que pode ajudar a salvar muitas pessoas. Cada doador pode contribuir com até 450 ml de sangue por vez, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Para que isso seja possível, os bancos de sangue precisam ter um estoque com todos os tipos sanguíneos.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual de doadores de sangue seja correspondente a 3% da população do país. No Brasil, infelizmente, a taxa está abaixo disso, sendo menos de 2% que fazem doação regularmente.

A situação ficou ainda mais crítica devido à pandemia do novo Coronavírus. Com menos doadores desde o início da pandemia, em março de 2020, há a preocupação de um possível desabastecimento nos bancos de sangue, o que colocaria em risco pessoas que precisam ser submetidas a cirurgias ou outros procedimentos médicos que necessitam de transfusão.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde estabelece algumas regras para uma pessoa doar sangue. Assim, é importante confirmar previamente os pré-requisitos para se tornar doar de sangue.

• Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50 Kg;
  • Estar munido de documento de identificação emitido por órgão oficial, com foto;
  • Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
  • Estar alimentado, porém, doar após duas horas da última refeição;
  • Não ir doar se não estiver bem de saúde – com gripe, febre ou anemia.

É importante ressaltar que a doação é segura e não acarreta nenhum risco de saúde para o doador. Em cerca de um dia o organismo é capaz de repor a quantidade de sangue retirada no ato da doação.

Incentivo

Todos os anos, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi apoia e incentiva seus colaboradores a realizarem doação de sangue regularmente. Neste ano, a companhia iniciou uma campanha interna para ajudar os hemocentros da região de Toledo, no Paraná. Pelos seus principais canais de comunicação interna, a empresa compartilhou informações sobre a campanha ressaltando a importância deste ato, além de divulgar nas redes sociais ampliando a campanha também para toda sociedade.

Muitos colaboradores já são adeptos da doação de sangue e sabem que o seu ato pode salvar muitas pessoas. É o caso da Katiane Schumacher, analista administrativa da farmacêutica, que é doadora há 10 anos, praticando a doação voluntária nas campanhas e em outras oportunidades.

“Fico muito feliz em doar, é uma boa ação, um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Anualmente, eu faço este gesto que é por amor, e mesmo durante esta pandemia, realizo o agendamento e faço a doação seguindo todos os cuidados necessários”, conta.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,6 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.