Empresas em Foco

Compartilhe:
22/09/2021
IEA USP e Novartis reúnem especialistas em ciclo sobre saúde cardiovascular

Fonte: Novartis

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a farmacêutica Novartis irão promover o ciclo de seminários online “A Sociedade Brasileira e o Cuidado da Saúde Cardiovascular”, de 27 a 30 de setembro. A atividade é o ponto de partida de um esforço conjunto para ampliar as discussões e estudos multissetoriais sobre saúde do coração, tendo em vista os impactos desse grupo de doenças na qualidade de vida da população, na economia e nos sistemas de saúde do Brasil.

O ciclo terá um painel por dia, sempre das 17h às 19h, com transmissão ao vivo pelo site e YouTube do IEA-USP. Os temas serão:

  • 27/09: “Sindemia: o impacto das doenças cardiovasculares na sociedade pós-Covid-19”;
  • 28/09: “Saúde das pessoas e a saúde cardiovascular”;
  • 29/09: “A desigualdade na doença cardiovascular e as populações vulneráveis”;
  • 30/09: “Priorização de programas nacionais voltados ao cenário das doenças cardiovasculares”.

Veja ao final os detalhes das programações de cada dia.

A iniciativa do IEA e da Novartis tem como objetivo final de estimular reflexões sobre o impacto das Doenças Cardiovasculares nos diversos setores da sociedade, “Com base em estudos socioeconômicos e por meio de diálogos e debates qualificados, buscaremos identificar formas novas de sensibilizar a comunidade a adotar ou reforçar comportamentos mais saudáveis. Assim, caminharemos em direção a um programa sustentável e abrangente de Atenção Integral a Pessoas com Alto Risco Cardiovascular”, explica o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.

Para Fabiana Roveda, diretora médica da área de cardiologia da Novartis, o Brasil ainda convive com grandes desafios para lidar com as doenças cardiovasculares (DCVs). Segundo ela, essa é a principal causa de mortalidade no Brasil desde a década de 60 e, atualmente, cerca de 400 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência das DCVs. “O método mais eficaz para conter essa ‘pandemia permanente’ de doenças cardiovasculares é na prevenção dentro sistema de saúde. No entanto, o último documento publicado pelo Ministério da Saúde com um olhar específico para o risco global das DCVs é de 2006”, diz.

A executiva afirma ainda que o cenário é complexo e requer mobilização e conscientização de diversos setores. “A urgência do tema demanda um olhar atento de todos os atores envolvidos nos sistemas de saúde e nas discussões de saúde populacional. Para além dos impactos clínicos, as doenças cardiovasculares também possuem uma importante carga socioeconômica, configurando um grande desafio na sociedade brasileira”.

O coordenador do ciclo, Erno Harzheim, professor de medicina de família e epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, reforça que só o envolvimento de toda a sociedade é capaz de impactar na redução do número de sequelas e mortes advindos das doenças cardiovasculares. “Precisamos mobilizar toda a sociedade: as pessoas, a academia, o setor público e o setor privado. O risco cardiovascular exige uma linha de cuidado que permita trabalhar desde a promoção da saúde até a reabilitação. Além de promover uma sociedade mais saudável, uma inciativa como essa torna a sociedade mais produtiva e feliz. É um desafio para a união da sociedade brasileira em prol de um bem maior”.

Confira a programação completa: http://www.iea.usp.br/eventos/cuidado-da-saude-cardiovascular

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como empresa líder mundial em medicamentos, usamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca de encontrar novos medicamentos, estamos constantemente entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos Novartis atingem quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos descobrindo maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 109.000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com.br

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024