Empresas em Foco

05/10/2021
Frota da Ativa Logística opera com energia solar

Fonte: Ativa Logística

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo país, acaba de iniciar um projeto piloto com caminhões que receberam a instalação de placas solares. Segundo Alex Nunes, gerente de inovação, a tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias.

As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões.“A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata ele.

Alex Nunes destaca que a utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias. “Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús, requisito fundamental no transporte de medicamentos”.

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, relata ele.

Os veículos que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela Ativa Logística.

Sobre a Ativa Logística

Com 25 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores integradores logísticos de saúde e beleza no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express.

Com uma frota de mais de 800 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 12 anos consecutivos (2009-2020) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo sexto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada um dos melhores fornecedores de serviços para as indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor 2019 e conquistou o prêmio High Performance da Volk do Brasil 2020.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.