Empresas em Foco

07/10/2021
COMUNICADO AO MERCADO: Esclarecimentos sobre notícias veiculadas na mídia

Fonte: Blau Farmacêutica

A BLAU FARMACÊUTICA S.A. (“Blau” ou “Companhia”), sociedade por ações registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) como companhia aberta categoria “A”, em referência à notícia veiculada no último dia 05 de outubro (terça-feira) na mídia O Globo e a sua repercussão em outros veículos no dia 06 de outubro (quarta-feira), acerca de possíveis investigações do TCU sobre o processo de compra de imunoglobulina pelo Ministério da Saúde, vem, pelo presente, prestar os seguintes esclarecimentos a seus acionistas e ao mercado em geral:

(i) A Companhia comercializa o medicamento Imunoglobulin ® (“imunoglobulina”) desde o ano 2000 e desde o ano de 2011 participa de licitações do Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional.

(ii) A última participação da Companhia em pregão eletrônico público deste medicamento se deu em Outubro de 2018, cujo cronograma de fornecimento encerrou em 2020.

(iii) A decisão do TCU que originou a notícia refere-se a uma licitação da qual a Blau não participou e todo contexto está relacionado às empresas sem registro sanitário no país que participaram do certame. A única menção a Blau na decisão do TCU é de que, em consequência dos atrasos dos fornecimentos das empresas vencedoras do certame, houve um edital de convocação para fornecimento emergencial, vencido e adimplido pela Blau, que foi necessário para evitar desabastecimento ocasionados pelos atrasos das empresas contratadas via pregão.

(iv) Todas as licitações públicas das quais a Companhia participou foram em igualdade de condição com todas as empresas que também detêm o registro da imunoglobulina no país, e em estrito atendimento à legislação vigente, sem, portanto, que a Companhia tenha sido beneficiada por qualquer ato praticado pelo Ministério da Saúde.

(v) A Blau não possui qualquer relação com as empresas citadas na notícia acima mencionada – Virchow Biotech, Nanjing Pharmacare Company Limited e SK Plasma CO Ltd.

(vi) Por fim, as interações de representantes da Companhia com órgãos públicos se dão exclusivamente no âmbito institucional, de acordo com as melhores práticas e a legislação aplicável.

Cotia, 07 de outubro de 2021.

Melissa Angelini
Diretora de Relações com Investidores

Relações com Investidores
Site: ri.blau.com

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.