Empresas em Foco

Compartilhe:
23/11/2021
Seis meses após lançamento do genérico da EMS, preço de anticoagulante mais prescrito do país cai 42%

Fonte: EMS

Com o lançamento do primeiro genérico da molécula rivaroxabana pela EMS, em maio deste ano, os preços do medicamento – o anticoagulante mais prescrito por cardiologistas no Brasil, indicado para prevenção de AVC, trombose e embolia - caíram 42% e ampliaram o acesso da população ao tratamento de saúde. Os dados da consultoria IQVIA/FMB revelam que, há seis meses, uma caixa com 30 comprimidos de 10mg do referência custava cerca de R$ 259,31. Atualmente, a versão genérica do produto é comercializada pelo valor médio de R$ 149,39. 

A queda nos preços já é reflexo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou o parágrafo único do artigo 40 da Lei de Patentes – que previa a prorrogação automática dos prazos de patentes no país para produtos farmacêuticos –, permitindo a outros players da indústria farmacêutica a reprodução e comercialização da molécula. “Nossos estudos tiveram início em 2016 e, quando foi liberada a patente, agimos rapidamente para lançar este medicamento, que é de extrema importância para a população. Com maior quantidade e mais opções deste produto nas farmácias, um número maior de pessoas já vem tendo acesso a uma alternativa mais acessível de tratamento, o que é ainda mais importante em um momento de crise econômica como o que temos vivido”, explica Roberto Amazonas, diretor médico-científico da EMS. 

De acordo com a IQVIA, o volume de caixas de rivaroxabana demandado no mercado cresceu 54% em 2021 – saltando de 2,97 milhões de unidades entre janeiro e setembro de 2020 para 4,58 milhões de unidades no mesmo período deste ano. A EMS foi responsável por aproximadamente meio milhão deste total. No mês de setembro, a empresa alcançou 29% de participação no segmento. 

Em agosto, a EMS conseguiu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação e comercialização de uma marca própria de rivaroxabana, o Vynaxa, que também já está sendo vendido pioneiramente sob o modelo de prescrição médica e hospitalar. Assim como o genérico, o Vynaxa pode ser encontrado nas versões de 10mg (caixa com 10 e 30 comprimidos), 15mg ou 20mg (14 e 28 comprimidos). 

A rivaroxabana é um anticoagulante que tem aplicações em especialidades médicas como cardiologia, geriatria, ortopedia, pneumologia, neurologia e angiologia. É recomendada, entre outras finalidades, para o tratamento da fibrilação atrial e da trombose venosa profunda. 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. 

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021