Empresas em Foco

Compartilhe:
06/01/2022
Takeda proporciona novas experiências aos seus colaboradores, visando fomentar a diversidade e promover a responsabilidade social corporativa

Fonte: Takeda

A Takeda, uma biofarmacêutica global com 240 anos de história, mais uma vez inova e realiza ações para sensibilizar seus funcionários sobre temas relacionados à diversidade e à inclusão. Entre as iniciativas estão três mentorias: a reversa e a feminina, exclusivas ao público interno da companhia, e o programa “Voluntário Mentor”, no qual funcionários da Takeda no Brasil irão capacitar profissionais de instituições parceiras, focadas em grupos minorizados.

A ideia de realizar a mentoria reversa surgiu porque segundo análise da consultoria Great Place To Work (GPTW) no Brasil, das 54 empresas inscritas na categoria 50+ do GPTW 2020, apenas 9% dos 116 mil funcionários tinham 50 anos ou mais. Na época, o público 50+ na Takeda já representava mais de 17% do time, quase o dobro do índice médio desse grupo.

“O cenário do mercado de trabalho para o público maduro tem melhorado, mas decidimos explorar essa característica da Takeda e trabalhar as relações intergeracionais de uma forma diferente. Os colaboradores das gerações millenials e Z serão responsáveis por orientar seus colegas das gerações X e baby boomer, ou seja, os mais novos guiarão os mais velhos. O objetivo é valorizar o conhecimento dos jovens no ambiente corporativo e despertar, em todos os envolvidos, novas formas de trabalhar”, detalha Eliane Pereira, diretora executiva de Recursos Humanos da Takeda no Brasil. A ação conta com a participação de 66 pessoas.

Outra característica na Takeda, é que 54% da força de trabalho é formada pelo público feminino e, 46% está em posição de liderança. Diante dessa realidade, a empresa criou uma mentoria totalmente voltada ao desenvolvimento de mulheres, visando fortalecer a imagem feminina não apenas no mundo corporativo, mas na sociedade. Reforçar a importância da representatividade das mulheres em todos os espaços é um dos focos da ação.

Por fim, e igualmente fundamental para a promoção da responsabilidade social corporativa, a Takeda criou o programa Voluntário Mentor. A ação consiste na troca de experiências entre membros dos Comitês de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda, e pessoas do Grupo Mulheres do Brasil, do Instituto Identidades do Brasil, da Maturi e da iigual, que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho ou buscando recolocação profissional.

“O objetivo das ações é promover a empatia e a valorização do indivíduo, independentemente, de suas características”, comenta Rafael Fortes, diretor executivo de Patient Value & Market Access na Takeda no Brasil. “As iniciativas fazem parte do nosso Programa de Voluntariado que, em 2020, contou com a colaboração de mais de 200 funcionários, beneficiando cerca de quatro mil pessoas, de acordo com o nosso último Relatório de Responsabilidade. O objetivo é ampliar a conscientização dos funcionários sobre as inúmeras possibilidades que existem, incentivando-os a sugerir mais ideias e construirmos um ambiente cada vez mais inclusivo e diverso, seja na Takeda ou fora dela”, finaliza Fortes.

Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda

Lançado em 2019, o Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, e Parentes e Cuidadores (PACT). Os grupos visam aprofundar o olhar a respeito das possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, respectivamente.

Recentemente, além de programa de RH da Takeda, DE&I tornou-se uma área estratégica para a empresa, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502/NYSE: TAK) é uma líder biofarmacêutica global, baseada em valores e orientada por P&D com matriz no Japão, comprometida em descobrir e fornecer tratamentos que transformam vidas, guiada por nosso comprometimento com pacientes, nossas pessoas e o planeta. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Doenças Genéticas Raras e Hematologia, Neurociências e Gastroenterologia (GI). Além disso, fazemos investimentos direcionados em P&D de Terapias Derivadas do Plasma e Vacinas. Estamos focando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas ao expandir a fronteira de novas opções de tratamento e impulsionar nosso setor de P&D aprimorado e colaborativo e capacidades para criar um pipeline robusto em diversas modalidades. Nossos colaboradores estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida de pacientes e em trabalhar com nossos parceiros de saúde em aproximadamente 80 países. Para mais informações visite o site https://www.takeda.com.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021