Fonte: Takeda
Formulários de consultas públicas da Conitec migram para plataforma Participa+Brasil, e as contribuições devem ser enviadas até dia 27 de junho de 20221
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/SUS) publicou dia 03 de junho de 2022, Consulta Pública nº 39/2022, que dispõe sobre a incorporação de medicamento para tratamento da Doença de Crohn (DC) ativa moderada à grave no Sistema Único de Saúde (SUS).
A consulta está aberta para manifestações da sociedade civil e da comunidade médica até o dia 27 de junho de 20221 e devem ser enviadas por meio da plataforma Participa+Brasil de acordo com as instruções do site. Para acessar o relatório técnico e o relatório para a sociedade, basta consultar o site da Conitec.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal, caracterizada pela ocorrência de inflamação crônica que pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus2-3.
Os principais sinais e sintomas presentes entre os indivíduos com essa doença envolvem: dor abdominal crônica, náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso, obstrução e lesões perianais, podendo haver a presença de febre ou calafrios. A doença de Crohn geralmente ocorre na segunda e terceira décadas de vida, apesar de poder estar presente em todas as faixas etárias2,3.
Sobre as Consultas Públicas
Consultas Públicas são discussões de temas relevantes, abertas à sociedade, onde a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) busca subsídios para o processo de tomada de decisão. Espera-se assim, tornar as ações governamentais mais democráticas e transparentes.
A Consulta Pública deve contar com a participação, tanto de cidadãos quanto de setores especializados da sociedade, como sociedades científicas, entidades profissionais, universidades, institutos de pesquisa e representações do setor regulado1.
Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited
A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502/NYSE: TAK) é uma líder biofarmacêutica global, baseada em valores e orientada por P&D com matriz no Japão, comprometida em descobrir e fornecer tratamentos que transformam vidas, guiada por nosso comprometimento com pacientes, nossas pessoas e o planeta. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Doenças Genéticas Raras e Hematologia, Neurociências e Gastroenterologia (GI). Além disso, fazemos investimentos direcionados em P&D de Terapias Derivadas do Plasma e Vacinas. Estamos focando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas ao expandir a fronteira de novas opções de tratamento e impulsionar nosso setor de P&D aprimorado e colaborativo e capacidades para criar um pipeline robusto em diversas modalidades. Nossos colaboradores estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida de pacientes e em trabalhar com nossos parceiros de saúde em aproximadamente 80 países. Para mais informações visite o site https://www.takeda.com.
Referências:
- Participa+Brasil. Consultas Públicas. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consultas-publicas. Acessado em 06 de junho de 2022.
- Feuerstein JD, Cheifetz AS. Crohn Disease: Epidemiology, Diagnosis, and Management. Mayo Clin Proc. 2017 Jul;92(7):1088–103.
- Yeshi K, Ruscher R, Hunter L, Daly NL, Loukas A, Wangchuk P. Revisiting Inflammatory Bowel Disease: Pathology, Treatments, Challenges and Emerging Therapeutics Including Drug Leads from Natural Products. J Clin Med. 2020;9(5):1273.