01/07/2022
Butantan lança site para divulgar pesquisas de vacinas e novos medicamentos

Fonte: Instituto Butantan

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos do Instituto Butantan (CeRDI), criado para combater problemas de saúde pública com foco em vacinas contra influenza e anticorpos monoclonais, lançou hoje seu site de divulgação de informações sobre o vírus e os imunobiológicos pesquisados. A plataforma também contará com informações do centro e dos pesquisadores que fazem parte do projeto.

“O site tem o objetivo de ser uma referência na área de imunobiológicos, mantendo a comunidade científica informada sobre as mais recentes notícias do CeRDI, dos assuntos de interesse relacionados ao vírus da influenza, anticorpos monoclonais e um elo de contato dos profissionais com o centro. No site também vamos divulgar os eventos que pretendemos realizar”, afirma o pesquisador científico do Butantan e coordenador de comunicação do CeRDI, Paulo Lee Ho.

O objetivo do centro é fornecer bases suficientes para suportar estudos clínicos e a produção de novos produtos nas duas linhas destacadas. A diretora do CeRDI e do Laboratório de Biofármacos do Instituto Butantan, Ana Maria Moro, lembra que a influenza é um problema de saúde pública e que existe uma preocupação mundial sobre mais uma pandemia por conta de novas cepas do vírus.
“No caso da influenza existe uma tendência mundial de preparo para uma provável pandemia. Por isso, o contínuo desenvolvimento de pesquisas na área de vacinas contra influenza é muito importante para minimizar os riscos para a população”, diz Ana Maria.

Também é um objetivo do CeRDI dedicar esforços para o avanço no desenvolvimento de anticorpos monoclonais humanos neutralizantes (humAbs), com foco no tratamento de infecção pelo vírus zika, febre amarela, coronavírus, influenza e também toxinas bacterianas, como a tetânica. Os humAbs são proteínas engenheiradas que ajudam a reconhecer e combater organismos invasores como vírus, bactérias e toxinas.

O Centro trabalha nas provas de conceito, planejamento e realização de ensaios clínicos que, se tiverem resultados satisfatórios, podem dar as diretrizes necessárias para uma decisão institucional de ter o registro de um produto e, finalmente, iniciar a produção.

O trabalho do CeRDI é desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e todas as informações podem ser acessadas pelo endereço https://cerdi.butantan.gov.br/.