Empresas em Foco

02/08/2022
Sucesso de adesão, Radar InterPlayers começa sua evolução customizando soluções de Data & Analytics para o varejo

Fonte: Interplayers

Lançado em 2021, o Radar InterPlayers, uma das soluções Data & Analytics do Hub de negócios da saúde e bem-estar, já é utilizado por mais de 70 redes de farmácias e drogarias em todo o Brasil. O sucesso do lançamento levou a empresa a investir na evolução do produto que agora oferece recursos avançados para atender a cultura de gestão de cada rede, contribuindo diretamente para a melhoria do atendimento aos pacientes, bem como dos resultados do varejo. Segundo dados da InterPlayers, farmácias engajadas com suas soluções cresceram 20,8% no ano passado, contra um crescimento de 11% do mercado farma em geral.

Lançado em setembro de 2021, o Radar InterPlayers, uma das soluções Data & Analytics do Hub de negócios da saúde e bem-estar, já é utilizado por mais de 70 redes de farmácias e drogarias em todo o Brasil. Em menos de um ano a empresa obteve grande aderência às necessidades do varejo investindo para que o serviço passasse a oferecer diversas personalizações. Essa evolução veio pela identificação das necessidades das próprias redes, que demandavam informações da customizadas à suas características e cultura de gestão, incluindo cálculo de tendências para o negócio e a possibilidade de comparar as operações.

De acordo com Gustavo Pires, Gerente de Negócios Varejo, da InterPlayers, o Radar InterPlayers foi criado para contribuir na melhoria de gestão do varejo, especificamente sobre os Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs): "devido à complexidade de vários programas, e da grande quantidade de medicamentos envolvidos, existem oportunidades de melhoria na gestão dos resultados obtidos nas lojas, que, sem dúvida, levam à otimização do atendimento ao paciente e ao shopper.”

O varejo farmacêutico possui grande know how na operacionalização desses programas, e no atendimento qualificado aos pacientes. Por outro lado, sempre sinalizou necessidades que agora começam a ser atendidas com o Radar. “O Radar InterPlayers permite agilidade e clareza para monitorar o desempenho das lojas. Um bom exemplo é detectar facilmente pacientes que se cadastraram no balcão, mas não realizaram compra. Isso permite entender as causas desse comportamento e implantar ações corretivas, aumentando as vendas e evitando que o paciente não tenha acesso ao tratamento adequado.” – comenta Gustavo.

Outra grande oportunidade gerenciada por meio do Radar InterPlayers é o comparativo entre as lojas da mesma bandeira permitindo que as boas práticas sejam mais facilmente compartilhadas. “É muito comum uma loja ser muito eficiente em determinados programas e precisar melhorar em outros. Com o Radar Interplayers a rede detecta facilmente as lojas de melhor desempenho e trabalha para que essas possam ajudar na capacitação das demais”. Vale lembrar que, no Brasil, é relativamente fácil encontrar redes com mais de 50 ou 100 lojas, o que ajuda a entender a complexidade de operação dos programas.

Além de informações personalizadas para os gestores das centrais, o Radar InterPlayers permite o acesso aos gerentes de loja, padronizando a gestão em toda rede e os indicadores que devem ser monitorados. “É uma opção importante porque o gerente pode executar de forma mais ativa e assertiva as ações planejadas e propostas pela central. Para o gerente de loja fica mais claro o que deve ser perseguido em termos de resultado e a orientação aos colaboradores se torna mais dinâmica e direcionada.”

A aderência do Radar InterPlayers ao varejo tem sido comprovada não apenas pela quantidade de redes ou pela demanda de personalizações. Segundo dados da InterPlayers, que atualmente gerencia junto com as indústrias mais de 30 operações de PBMs, as farmácias engajadas cresceram 20,8% no ano passado, contra um crescimento de 11% do mercado farma em geral. “Continuamos evoluindo juntamente com o varejo para melhorar o ecossistema de saúde e bem-estar. Esse é nosso propósito.” – finaliza Gustavo.

Sobre a InterPlayers

A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo o território nacional. Apresenta um portfólio de serviços de Geração de Demanda, Comercial, Trade, Fidelização e Acesso e Serviços ao Paciente, contemplando 50 milhões de pacientes e consumidores com mais de R$ 61 bilhões transacionados no último biênio.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.