Empresas em Foco

Compartilhe:
13/10/2022
Dia Mundial da Visão: apenas 67% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular¹

Fonte: Johnson & Johnson Vision 

Com o objetivo de ter um dia de atenção total à visão, nosso sentido mais desenvolvido, a Johnson & Johnson Vision celebra globalmente no dia 13 de outubro o Dia Mundial da Visão. Cerca de 80% da informação que o nosso cérebro recebe é visual, portanto, estar atento e em dia com o exame oftalmológico pode ajudar a tratar condições complexas, crônicas ou multifatoriais da saúde ocular.

Embora quase todos os brasileiros reconheçam a importância de fazer um exame oftalmológico anual, apenas metade acredita que essa atitude de fato pode evitar que a visão se deteriore, em comparação com 6 em cada 10 pessoas em todo o mundoii. No Brasil, dentre os maiores benefícios de realizar um exame oftalmológico anualmente podemos destacar a tranquilidade de saber que estão fazendo o que é melhor para manter a sua saúde em dia, a capacidade de detectar problemas de saúde ocular precocemente e a oportunidade de tratá-losii.

"Aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas no mundo apresentam algum problema de visão, e metade tem problemas que podem ser corrigidos ou evitados" - Organização Mundial da Saúde (OMS)

Brasil

Os brasileiros são mais propensos do que a média global a agendar consultas de saúde, especialmente com especialistas e triagem de rotina. A busca por consultas oftalmológicas entre os brasileiros também é maior, enquanto os exames oftalmológicos para crianças se alinham com a média globalii.

Dicas e oportunidades de bem-estar sobre como gerenciar e proteger a saúde e a visão dos olhos, bem como inovações relacionadas à idade, são os principais tópicos sobre os quais os brasileiros gostam de aprender mais durante ou entre os exames oftalmológicosii.

Um quarto daqueles que não fazem exames oftalmológicos anuais não sabem que são necessários. No entanto, quase 40% dizem que o custo é um obstáculo – 20 pontos percentuais acima da média global e de longe o impedimento mais comum no Brasilii.

No Brasil, a saúde dos olhos é tão importante quanto a saúde dos dentes e da pele, e a grande maioria está disposta a pagar pelo melhor para manter a qualidade da sua visão – além disso, há um interesse maior do que a média na correção da visão e na mudança da cor dos olhosii.
 
De acordo com pesquisa da Johnson & Johnson, cerca de um terço da população brasileira não usa nada para corrigir ou melhorar a visão. Apenas 4 em cada 10 usam óculos, mas não usam lentes de contato, em comparação com metade da população global[i].

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia ressalta que 90%iii dos usuários que passam mais de três horas por dia em frente às telas apresentam algum sintoma que pode prejudicar a saúde dos olhos. Com a atenção em computadores, celulares e televisores o número de piscadas diminui e, consequentemente, os olhos são lubrificados com menor frequência, causando uma desestabilização maior do filme lacrimal.

A visão possibilita às pessoas que enxerguem melhor, se relacionem melhor e tenham qualidade de vida. E, para isso, recomenda-se que o paciente consulte um oftalmologista de confiança sobre as alternativas e opções terapêuticas mais avançadas do mercado, considerando que o suporte de um médico é essencial em todas as fases da vida de um indivíduo. Conheça abaixo as 7 doenças oculares mais famosas.

Conheça as 7 alterações visuais mais comuns:

  1. Miopia: erro refrativo que afeta a qualidade visual dos olhos ao focar objetos distantes, comprometendo a sua nitidez. É um distúrbio visual crônico e progressivo, e representa a maior ameaça à saúde ocular do século XXI[ii]. Há uma projeção de que metade da população mundial terá miopia até 2050, sendo quase um bilhão de pessoas apresentando um alto grau de miopia[iii].
  2. Astigmatismo: quando qualquer uma das superfícies refrativas do olho contém duas (ou mais) curvaturas ou potências diferentes, dividindo os raios de luz e focando em locais diferentes;
  3. Catarata: perda progressiva da transparência do cristalino. Cerca de 94 milhões de pessoas são afetadas pela catarata em todo o mundo, com mais 65 milhões tendo problemas de visão devido à catarata[iv];
  4. Hipermetropia: erro refrativo que afeta a qualidade visual dos olhos ao focar objetos próximos, comprometendo a sua nitidez. Essa condição afeta a visão de 65 milhões de brasileiros;
  5. Ceratocone: é uma patologia que acomete a anatomia da córnea, tornando-a mais fina e progredindo para fora em forma de cone, comprometendo assim a qualidade visual;
  6. Presbiopia: distúrbio visual que ocorre aproximadamente a partir dos 45 anos de idade e afeta a qualidade visual dos olhos ao focar objetos próximos. Esta condição também é popularmente conhecida como vista cansada.
  7. Olho Seco: muitos pacientes que passam por consulta oftalmológica apontam sinais e sintomas de Olho Seco. É um bom exemplo de uma doença multifatorial que muitas vezes não é reconhecida e não diagnosticada por falta de acompanhamento oftalmológico. A Síndrome do Olho Seco atualmente afeta 745 milhões de pessoasiem todo o mundo.

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata. É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE®, e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. Entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores desfechos.
 
Sobre a Johnson & Johnson Vision 

Na Johnson & Johnson Vision, parte da Johnson & Johnson Medical Devices, temos uma ambição ousada: mudar a trajetória da saúde ocular no mundo. Através de nossas empresas, entregamos inovações que permitem aos profissionais da saúde ocular proporcionar melhores resultados durante toda a vida dos pacientes, com produtos e tecnologias que atendem necessidades não atendidas incluindo erros refrativos, catarata e olho seco. Em comunidades com maiores necessidades, trabalhamos em colaboração para expandir o acesso a cuidados oftalmológicos de qualidade e estamos comprometidos a ajudar as pessoas a ver melhor, se conectar melhor e viver melhor. Para mais informações, visite https://jnjvisionpro.com.br/, e siga Johnson & Johnson Vision no LinkedIn
 
Sobre a Johnson & Johnson MedTech

Na Johnson & Johnson MedTech, unimos expertise em saúde e tecnologia com propósito à paixão pelas pessoas para transformar o futuro da intervenção médica e permitir que todos vivam sua vida melhor. Por mais de um século, impulsionamos inovações científicas para endereçar às necessidades não atendidas e reimaginar a saúde. Nas áreas de cirurgia, ortopedia, visão e soluções intervencionistas, continuamos a ajudar a salvar vidas e a criar um futuro onde as soluções de saúde sejam mais inteligentes, menos invasivas e mais personalizadas.

Referências:

  1. Johnson & Johnson Visual. J&J Global Sight Survey 2021.Global participants: 16,034 online interviews; Countries: Global participants: 16,034 online interviews; Countries: 8. July, 21 to August 31, 2021.
  2. Johnson & Johnson Vision. Prioritize Your Eyes Global Survey 2021/2022. Brazil, September 2021.
  3. Dados em arquivo da JJV, 2021: Myopia Compendium.
  4. Holden BA, Fricke TR, Wilson DA, Jong M, Naidoo K, et al. Global Prevalence of Myopia and High Myopia and Temporal Trends from 2000 to 2050. Ophthalmol. 2016;123(5):1036-1042. doi: 10.1016/j.ophtha.2016.01.006.
  5. Organização Mundial da Saúde, Primeiro Relatório Mundial sobre Visão, 2019 & OMS, Ficha informativa, 2021

Sobre a Johnson & Johnson Vision 

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021