Empresas em Foco

21/10/2021
Anvisa aprova Trodelvy®, medicamento da Gilead Sciences, para o tratamento de câncer de mama agressivo

Fonte: Gilead Sciences

A Gilead Sciences está lançando seu primeiro produto no mercado brasileiro de oncologia, com a aprovação do Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) pela Anvisa para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo irressecável ou metastático (CMTNm) que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, incluindo pelo menos uma para doença avançada. Quando comparado a outros cânceres de mama, o CMTN apresenta uma maior probabilidade de voltar ou de se espalhar pelo corpo (dar metástase), no tempo médio de apenas 2,6 anos em comparação a aproximadamente 5 anos para os demais cânceres de mama.2 A mediana de sobrevida das pacientes diagnosticadas com CMTN metastático é de 8‒13 meses.3

“O câncer de mama triplo-negativo é um dos tipos mais agressivos, com limitadas opções de tratamento nos estágios mais avançados da doença. Estamos trabalhando com urgência para que a terapia possa chegar até as brasileiras e que elas se beneficiem com esse medicamento. É motivo de orgulho trazer o Trodelvy® ao Brasil, disponibilizando uma nova opção de tratamento, que provou ter benefícios na sobrevida, às mulheres brasileiras acometidas com CMTN metastático”, disse Christian Schneider, Gerente Geral da Gilead Sciences Brasil.

Até o momento, o CMTN metastático ainda é tratado com a quimioterapia como tratamento padrão.4 5 Ela oferece um benefício limitado para as pacientes afetadas, uma vez que a quimioterapia está associada a baixas taxas de resposta e apenas um período de tempo curto até a progressão ou agravamento da doença.6 O Trodelvy® é um inovador anticorpo conjugado a droga, com o inibidor de topoisomerase direcionado ao receptor Trop-2, uma proteína com super expressão em diversos tipos de tumores epiteliais, incluindo CMTN metastático, onde a alta expressão está associada à sobrevida ruim e recidiva.

A aprovação pela ANVISA está baseada nos resultados do estudo de Fase 3 ASCENT, publicado no New England Journal of Medicine, 2021. O estudo clínico demonstrou que o Trodelvy® melhora a sobrevida livre de progressão das pacientes, com uma redução de 59% no risco de agravamento da doença ou de morte. Os dados também indicam uma maior taxa de sobrevida das pacientes em comparação à quimioterapia, com uma redução de 52% no risco de morte.

O objetivo da Gilead é diversificar e expandir suas operações no Brasil, e a empresa inicia esta expansão entrando no mercado de oncologia, com o intuito de aumentar as possibilidades para pessoas com cânceres negligenciados e difíceis de tratar.

Referências

1. Bardia A et al. Sacituzumab Govitecanin Metastatic Triple-Negative Breast Cancer. N Engl J Med 2021:384;16
  2. Cancer Treatment Centresof America. TripleNegative Breast Cancer.Available at: https://www.cancercenter.com/cancer-types/breast- cancer/types/rare-breast-cancer-types/triple-negative-breast-cancer Accessed 18 February 2022.
  3. Kassam F et al. SurvivalOutcomes for Patients with Metastatic Triple-Negative Breast Cancer: Implications for Clinical Practiceand Trial Design. Clinical Breast Cancer. 2009; 9(1): 29-33. https://doi.org/10.3816/CBC.2009.n.005
  4. LiCH et al. Current treatment landscape for patients with locallyrecurrent inoperable or metastatic triple-negative breast cancer: a systematic literature review. Breast Cancer Res 2019: 21, 143. https://doi.org/10.1186/s13058-019-1210-4
  5. Ibid
  6. Ambrogi F, Fornili M, Boracchi P, Trerotola M, Relli V, et al. (2014) Trop-2 Is a Determinant of Breast Cancer Survival. PLoS ONE 2014;9(5): e96993.

Sobre o Estudo ASCENT¹

O estudoASCENT é um estudo Fase 3 global,aberto, randomizado que recrutou mais de 500 pacientes em 230 locais de estudo. O estudo avaliou a eficácia e segurança de Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) em comparação com uma quimioterapia de agente único da escolha do médico, em pacientes com CMTN localmente avançado irressecável ou metastático, que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, pelo menos uma delas para doença metastática. O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão e secundários, sobrevida global, resposta objetiva e segurança.

Sobre a Gilead

A Gilead Sciencesé uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids e hepatites virais. Presente no Brasil desde2013 com sede em São Paulo, a Gilead possuioperações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

Em 2022, a empresa incorporou em seu portfólio no Brasil terapias voltadas para o tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.