Empresas em Foco

08/11/2022
Sandoz anuncia mais investimentos em instalações de produção chave na Áustria, para apoiar o aumento da demanda global por antibióticos essenciais

Fonte: Sandoz

A Sandoz, líder mundial em medicamentos genéricos e biosimilares, acaba de anunciar um investimento adicional de 50 milhões de euros para apoiar o aumento da capacidade de fabricação européia de penicilinas em forma de dosagem final (FDF) - classe líder mundial de antibióticos.

O novo compromisso segue os planos anunciados no ano passado de investir mais de 100 milhões de euros em novas tecnologias de fabricação para a produção do ingrediente farmacêutico ativo amoxicilina oral (API), em Kundl, Áustria. Este investimento aumentará a capacidade de fabricação de FDFs de amoxicilina e outros produtos-chave da penicilina.

A Sandoz também anunciou no ano passado o investimento de 50 milhões de euros adicionais para a produção de API estéril em Palafolls, Espanha. Combinado com os planos do governo federal austríaco de contribuir ou coordenar financiamento público de aproximadamente 50 milhões de euros, o valor total agora sendo investido na rede de antibióticos Sandoz em toda a Europa é superior a 250 milhões de euros.

Em uma cerimônia realizada em Kundl, o CEO da Sandoz, Richard Saynor, disse: "Os antibióticos continuam sendo a espinha dorsal da medicina moderna e estamos vendo um rápido aumento da demanda após as oscilações de mercado sem precedentes dos últimos anos. Este investimento ajudará a atender a essa necessidade crescente dos pacientes, a apoiar a criação de centenas de novos empregos e a compensar parcialmente o impacto dos altos preços da energia por meio da redução dos custos unitários".

O chefe de operações globais da Sandoz Glenn Gerecke acrescentou: "Este novo edifício, que estará pronto para funcionar no início de 2024, faz parte de nosso plano mais amplo para impulsionar a competitividade a longo prazo e, ao mesmo tempo, dar mais uma importante contribuição para a segurança do fornecimento de medicamentos críticos para penicilina".

O novo prédio de três andares será conectado às instalações de produção de penicilina existentes e cobrirá uma área adicional de 1875m². Ele se concentrará na formulação a granel e nas atividades de acabamento de enchimento de penicilinas para distribuição global.

Automação, tecnologia de ponta para fabricação de API e processamento simplificado permitirão à Sandoz integrar todas as etapas de produção em um único processo em um único local, resultando em maior capacidade e confiabilidade de fornecimento. A expansão suportará um aumento de dois dígitos em nossa capacidade de produção futura de penicilinas.

Saynor acrescentou: "Minimizar os custos de produção, particularmente em face do aumento dos custos de energia na Europa, é fundamental para nosso sucesso futuro, mas também precisamos de uma estrutura de mercado que seja sustentável a longo prazo”.

"Em termos econômicos, os antibióticos na Europa ainda são tratados em grande parte como commodities, mas com uma grande diferença - os produtores têm que fornecer a níveis de preços fixos, independentemente das mudanças de oferta e demanda. Precisamos urgentemente mudar a estrutura operacional, para introduzir conceitos básicos como preços ligados à inflação e licitações com critérios que vão além do preço".

A Sandoz é a líder mundial em antibióticos genéricos e tem produzido antibióticos de qualidade, a partir de Kundl, nos últimos 75 anos. A companhia continua empenhada em fortalecer essa liderança e continuar a fornecer antibióticos essenciais de forma estável aos pacientes que dependem deles.

Sobre a Sandoz

A Sandoz, uma divisão da Novartis, é líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Nosso objetivo é o pioneirismo no acesso aos pacientes, desenvolvendo e comercializando abordagens novas e acessíveis que enderecem necessidades médicas não atendidas. Nossa ambição é ser a empresa líder e mais valiosa de genéricos do mundo. Nosso amplo portfólio de medicamentos de alta qualidade, cobrindo todas as principais áreas terapêuticas, representaram as vendas, em 2020, de US $ 9,6 bilhões.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.