Empresas em Foco

17/11/2022
Organon anuncia compromisso formal com o FP2030 para ajudar a prevenir 120 milhões de gravidezes não intencionais em países de baixa e média renda em todo o mundo

Fonte: Organon

A Organon, empresa global de saúde, anuncia seu compromisso formal com o FP2030 - plataforma global focada em planejamento familiar- para ajudar a prevenir 120 milhões de gestações não intencionais até 2030.

Anualmente, estima-se que quase 50% das gravidezes em todo o mundo não são planejadas, e mais de 160 milhões de mulheres têm uma necessidade não atendida de contracepção. Com base nesses índices alarmantes, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) – Órgão integrante da ONU - considerou as altas taxas de gravidez não intencional uma crise global de saúde pública.

Reconhecendo a urgência da crise, a Organon está tomando medidas para ampliar o acesso a opções contraceptivas para mais de 100 milhões de mulheres em países de baixa e média renda, além de apoiar iniciativas focadas em educação, treinamento e advocacy.

O compromisso com FP2030 está alinhado com a plataforma Her Promise da Organon - lançada este ano para abordar e combater disparidades de gênero na saúde – e contribui para a redução das altas taxas de gravidez não intencionais, concentrando esforços na expansão do acesso à contracepção para mulheres e jovens em 73 países.

No Brasil, a Organon faz esforços contínuos para garantir que mulheres e pessoas com útero encontrem, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), soluções que as ajudem a fazer planejamento reprodutivo e desse modo evitar gestações não intencionais e/ou indesejadas. A companhia também apoia iniciativas como pesquisas, treinamentos, letramento social de mulheres e entidades para que possam advogar em causa própria. Entre programas e instituições apoiados estão o Instituto Oncoguia, Fundo Positivo e o UNFPA Brasil.

Ainda como parte de sua estratégia para contribuir para redução de gestações não planejadas no Brasil, a Organon também tem compartilhado informações relevantes e qualificadas sobre saúde da mulher, em especial, contracepção e fertilidade, por meio de publicações médicas voltadas para o público leigo. Essa medida foi tomada após a empresa saber, por meio dos resultados de uma pesquisa encomenda para IPSOS, que apenas 13% das brasileiras avaliam ter conhecimento pleno de planejamento reprodutivo e que 43% das mulheres desejam saber mais sobre cada método contraceptivos e suas diferenças.

No Brasil, por ano, 1,8 milhão de gestações não são planejadas, o que representa 55,4% de todos os partos. Além disso, de acordo com o IBGE, o país tem hoje mais de 55 milhões de mulheres em idade reprodutiva, mas grande parte não tem acesso a informações lhes permitam planejar a maternidade e até mesmo decidir se querem ou não terem filhos.

“Quando mulheres e jovens têm acesso a recursos e opções de contracepção, elas podem liberar todo o seu potencial – e de suas famílias, sociedades e economias”, disse Kevin Ali, CEO Global da Organon. “A Organon tem o prazer de apoiar o FP2030 e a comunidade de planejamento familiar com nosso compromisso de ajudar a prevenir 120 milhões de gestações não intencionais em todo o mundo, onde há maior necessidade.”

‘’A Organon é uma empresa comprometida com o bem-estar das mulheres e pessoas com útero, sabemos que há uma carência de informações sobre saúde sexual e reprodutiva, assim como de acesso a contraceptivos. Nós temos um compromisso social com a população brasileira e estamos engajados para cumpri-lo. Acreditamos que uma vida saudável e feliz contempla autocuidado e planejamento familiar’’, afirma Ricardo Lourenço, CEO da Organon no Brasil.

O maior programa da Organon, o Her Promise Access Initiative, é executado com o apoio de uma rede de colaboradores em todo o mundo, incluindo o UNFPA e a Fundação Bill & Melinda Gates, e visa expandir o acesso a informações, treinamento e opções contraceptivas econômicas para que as mulheres possam tomar decisões reprodutivas tendo as informações adequadas. A Organon está atendendo diretamente a essas necessidades, auxiliando milhões de jovens e mulheres e ajudando a cumprir seu compromisso FP2030.

“Estamos entusiasmados em receber a Organon como uma nova signatária do FP2030”, disse o Dr. Samukeliso Dube, Diretor Executivo do FP2030. “O compromisso da Organon em atender às necessidades de mulheres e jovens enfatiza ainda mais a importância e o profundo impacto da colaboração intersetorial e o valor que nossos parceiros do setor privado trazem para impulsionar o progresso coletivo.”

Sobre a Organon

A Organon é uma empresa global de saúde com foco em melhorar a saúde das mulheres ao longo de suas vidas. A Organon possui um portfólio de mais de 60 medicamentos e produtos em diversas áreas terapêuticas. Liderados pelo portfólio de saúde da mulher, juntamente com um negócio de biossimilares em expansão e uma franquia estável de medicamentos estabelecidos, os produtos da Organon produzem fortes fluxos de caixa que apoiarão investimentos em inovação e oportunidades de crescimento futuro na saúde da mulher. Além disso, a Organon está buscando oportunidades para colaborar com inovadores biofarmacêuticos que buscam comercializar seus produtos, alavancando sua escala e presença em mercados internacionais de rápido crescimento.

A Organon tem uma presença global com escala e alcance geográfico significativos, capacidades comerciais de classe mundial e aproximadamente 10.000 funcionários com sede localizada em Jersey City, Nova Jersey.

Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.