21/11/2022
Gestão da farmácia em 3 passos: pontos essenciais para otimizar os negócios

Autor: Oscar Basto Jr, Diretor de Varejo da InterPlayers

Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio. A administração de um varejo engloba muitas tarefas: desde planejamento, escolha de ponto, gestão de pessoas, projetos de lay-out, de conhecimento do mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico etc. mas quando se fala da área da saúde, as exigências são ainda maiores.

Para o setor de varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é preciso analisar minuciosamente os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo. Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado.

Veja aqui três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios:

1. Estoque e mix de produtos
    Hoje, uma farmácia trabalha com um portfólio de 8 a 10 mil podendo chegar até 14 mil itens. Manter ofertas variadas e específicas para as mais diferentes demandas é ponto essencial. Uma farmácia busca suprir as necessidades dos seus clientes para as suas demandas, mas também não pode ter um estoque desbalanceado, que não tenham venda e acabem vencidos O comprometimento do fluxo de caixa em estoque desbalanceado para um negócio, ainda mais em uma farmácia, é mortal. Para evitar isso, o controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro da venda.
  2. Atendimento experiente
    Os profissionais que atendem o público no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Além da habilidade necessária para lidar com diferentes tipos de clientes, essa é uma atividade técnica e demanda treinamento. Hoje já existem cursos online para balconistas e atendentes de Farmácia, e é muito importante que o empreendedor se torne aliado dessa necessidade para aumentar o nível de profissionalização da equipe, de ponta a ponta.

3. Serviços de saúde
    Como a presença do farmacêutico é essencial, este fato em si já desdobra a possibilidade de se implantar um serviço de Assistência Farmacêutica e até a venda de serviços de Assistência Clínica, por exemplo, hoje a diversificação de ofertas é uma necessidade para o negócio. A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um HUB da saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita e que pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão, e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos disponíveis hoje para serem feitos em uma farmácia, é o que chamamos hoje de Categoria de Serviços de Assistência Farmacêutica A evolução da farmácia como Hub de Saúde é tendência que se tornou realidade e que não tem mais volta.

Sobre a InterPlayers

A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo o território nacional. Apresenta um portfólio de serviços de geração de demanda, comercial, trade, fidelização e acesso e serviços ao paciente, contemplando 17 milhões de pacientes e consumidores com mais de R$ 6,6 bilhões em Volume Bruto de Mercadoria (“GMV”), calculado por meio do valor de itens que transitam dento da plataforma. Para mais informações, acesse: https://www.interplayers.com.br/ ou @interplayers