Empresas em Foco

Compartilhe:
16/05/2023
Laboratório Teuto reafirma seu compromisso com o meio ambiente por meio do projeto Embalagem + Sustentável

Fonte: Teuto

Dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), buscando conscientizar a população do descarte correto dos itens produzidos e consumidos. Pela produção em escala de resíduos, a indústria acaba sendo muito importante para que essa conscientização tenha um resultado eficaz.


 
Segundo dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil, feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos todos os anos e recicla menos de 4%. Em comparação, a porcentagem mundial em 2019 era 9% de todo o resíduo produzido no mundo. Esse fato impulsiona as políticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (políticas da sigla, em inglês, ESG) nas empresas. 
 
Aretha Duarte, supervisora de Meio Ambiente do Laboratório Teuto, explica que a indústria farmacêutica sempre trabalhou com políticas socioambientais e está com um projeto para potencializar o processo de reciclagem, investindo em economia circular O Projeto Embalagem + Sustentável, consiste em uma destinação correta dos resíduos para sua posterior reutilização no processo produtivo. O papel cartão VitaCycle utiliza 30% de matéria prima pós consumo em sua composição e 40% de aparas pós-industrial. O projeto reforça a responsabilidade do Teuto com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, gerando créditos de reciclagem, promovendo o desenvolvimento da infraestrutura de logística reversa e valorizando as cooperativas de reciclagem, afirma a supervisora.
 
A aplicação do projeto prevê que o material usado nas embalagens de medicamentos seja 100% passível de reciclagem. Aretha, esclarece como a iniciativa já tem efeitos positivos. “Já podemos, em pouco tempo, mostrar resultados muito bons. Projetando o longo prazo, é muito animador”, complementa.
 
O futuro é promissor e os resultados atuais do projeto já chamam a atenção e demonstram uma eficácia. Desde o início do projeto foram evitadas a emissão de cerca de 294 toneladas de CO² equivalente. Foram recicladas 54 toneladas de embalagens pós consumo e mais de 163 toneladas de aparas pós-industriais.
 
Papel Cartão VitaCycle
 
O Teuto foi também a primeira indústria farmacêutica do Brasil a utilizar o papel cartão VitaCycle da Papirus, proveniente de economia circular que prevê a destinação correta dos resíduos para sua posterior reutilização no processo produtivo. Produzido pela Papirus, uma das maiores fabricantes de papel cartão do País, o Vitacycle conta com 30% de fibras pós-consumo - provenientes da coleta de embalagens usadas e descartadas pelos consumidores. Por empregar fibras recicladas pós-consumo, o Laboratório Teuto adquiriu o direito de utilizar créditos de reciclagem que atestam a sustentabilidade da produção das embalagens e sua respectiva logística reversa.
 
Sustentabilidade

O mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Laboratório Teuto, com mais de sete décadas de tradição no mercado, investe continuamente em projetos de sustentabilidade que, de acordo com a filosofia da empresa, visam oferecer mais qualidade de vida à população. Entre as diversas ações com foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa (políticas da sigla, em inglês, ESG) está a reserva Follium, uma área que preserva as matas ciliares e nascentes da região por meio do plantio de mudas nativas.
 
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que "Se é Teuto, é de confiança”.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024