Empresas em Foco

10/04/2024
Laboratório Teuto comemora o ‘Dia Mundial da Saúde’ com foco na sustentabilidade do setor

O Laboratório Teuto comemora em abril o 'Dia Mundial da Saúde', uma data estabelecida em 1948 junto com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O propósito da criação da data era unificar o sentimento de valorização de vários aspectos relacionados ao bem-estar, que foram negligenciados durante as guerras mundiais. Uma das principais agendas estabelecidas foi a democratização do acesso à saúde por meio do desenvolvimento do setor.

Posteriormente à criação da OMS, muitas iniciativas foram realizadas visando gerar sustentabilidade financeira. Uma delas foi a implementação dos genéricos no Brasil em 1999. Essa categoria de medicamentos busca oferecer fármacos com a mesma eficácia, porém com um preço mais acessível, podendo ser até 35% mais econômico, segundo a Anvisa.

O Teuto foi pioneiro no lançamento e registrou os três primeiros genéricos no Diário Oficial da União. Atualmente, essa linha é consolidada no mercado, com 15 entre os 20 medicamentos mais prescritos no país disponíveis na versão genérica, de acordo com dados da IQVIA.

Após 25 anos da implementação, a empresa está em uma nova fase com a criação da Teuto Especialidades. Jadir Santos, gerente de marketing da unidade de especialidades, exemplifica o que representa essa nova unidade. “Nosso principal pilar é buscar a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, acelerando o acesso e uso de biossimilares para os tratamentos oncológicos no Brasil, disponibilizando medicamentos complexos a um custo acessível”, afirma o gerente.

Assim, proporcionar acesso a tratamentos complexos pode ter um impacto tão significativo quanto a implementação dos genéricos, demonstrando como a busca pela sustentabilidade do sistema de saúde aumenta consideravelmente o bem-estar da população.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.