Empresas em Foco

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10/06/2024
Luz ao compromisso com a sustentabilidade, a harmonia entre o ser humano e a natureza
 
Como uma empresa B certificada, a Weleda - fundada na Suíça em 1921 e referência mundial em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos certificados - tem priorizado não apenas os lucros, mas também o impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente, ao longo de seus 100 anos de existência. “No mundo dos negócios, essa atitude é uma mudança de paradigma. Mas nós, da Weleda, acreditamos que os negócios e seus lucros devem servir para melhorar a vida das pessoas e do planeta e retroalimentar um círculo virtuoso para todos os stakeholders”, conta Maria Claudia Villaboim Pontes, a CEO da Weleda no Brasil e América Latina. 
 
 
No Brasil há 64 anos, a companhia Suíça importa a maioria de seus cosméticos certificados da sede, na Alemanha, além de cultivar insumos para seus medicamentos antroposóficos de seu jardim biodinâmico em São Roque, no interior de São Paulo. A Weleda também é parte da B Corp Beauty Coalition, que reúne empresas B de beleza no mundo inteiro com a missão de melhorar os impactos do setor por meio do compartilhamento de conhecimento e inovação.
 
Há décadas, a empresa tem se destacado por sua abordagem pioneira e compromisso com a natureza na produção de seus produtos. Operado com uma filosofia que busca um equilíbrio harmonioso entre os recursos naturais e os processos farmacêuticos exclusivos, a abordagem tem sido fundamental não apenas para a qualidade de seus produtos, mas também para seu impacto ambiental e social positivo.
 
A liderança de Maria Claudia vai além da sua experiência no mercado de fármacos e beleza, mas também por sua iniciativa em promover a igualdade de gênero no setor farmacêutico – um exemplo é a iniciativa LeaderShe da qual ela faz parte, um grupo que oferece suporte e inspiração para outras mulheres em suas carreiras de forma colaborativa.
 
O espírito de cooperação e compromisso com a sustentabilidade que a Weleda e outras empresas certificadas pelo sistema B demonstram é fundamental em um mundo onde os desafios ambientais e sociais estão cada vez mais presentes. Ao operar de maneira responsável e promover práticas de negócios sustentáveis, essas empresas não apenas garantem seu próprio sucesso a longo prazo, mas também contribuem para um mundo mais equitativo e sustentável para as gerações futuras.
 
Cinthia Gherardi, Diretora Executiva Interina do Sistema B Brasil, compartilha desse espírito e é movida pela missão de estimular ainda mais as conexões entre as empresas que fazem parte do movimento. "A liderança exemplar da Weleda, destacada pela CEO Maria Claudia Villaboim Pontes, ressalta a importância de priorizar não apenas os lucros, mas também o impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. Como afirmou Maria Claudia, 'Acreditamos que os negócios e seus lucros devem servir para melhorar a vida das pessoas e do planeta e retroalimentar um círculo virtuoso para todos os stakeholders'. Essa filosofia, enraizada nos valores da Weleda ao longo de seus 100 anos de existência, reflete não apenas na produção de seus produtos, mas também em seu compromisso com a sustentabilidade e a igualdade de gênero.
 
Cinthia Gherardi, Diretora Executiva do Sistema B Brasil, compartilha dessa visão progressista e é uma defensora incansável do movimento. Sua missão é fortalecer as conexões entre as empresas certificadas pelo Sistema B, impulsionando um modelo de negócios que não apenas assegura o sucesso a longo prazo das organizações envolvidas, mas também contribui para um mundo mais equitativo e sustentável para as gerações futuras.
 
A certificação concedida pela organização internacional sem fins lucrativos, Sistema B, confirma o compromisso da Weleda com os mais altos padrões socioambientais, garantindo que suas operações contribuam para um mundo melhor. A auditoria detalhada realizada como parte desse processo de certificação avalia como as decisões de negócios da Weleda impactam todas as partes interessadas, desde acionistas e funcionários até clientes e fornecedores. Anualmente, a Weleda torna disponível seu relatório, demonstrando sua responsabilidade e compromisso com a prestação de contas.
 
Apesar de estar no DNA da empresa, a estratégia de sustentabilidade com sua matriz de materialidade se iniciou em 2021 com mais de 100 iniciativas de impacto positivo até 2025, sendo que mais de 40% estão concluídas e este é um trabalho contínuo. Confira alguns avanços:
 
  • 97% dos resíduos são reutilizados através de compostagem, reaproveitamento, reciclagem, recuperação, uso térmico ou outros;
  • 84% das matérias-primas vegetais utilizadas são orgânicas;
  • 93% de eletricidade renovável;
  • 58% material das embalagens primárias de cosméticos é reciclado.
A Weleda usa uma variedade de materiais para sua embalagem. Cerca de 60% são feitos de vidro, 15% de alumínio e o restante é produzido de diferentes plásticos, especialmente pensados para proteger seu conteúdo sensível. Vidro, alumínio e plástico — cada material de embalagem tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser pesadas para cada produto individual. 
 
Para mais informações sobre a Weleda e seu compromisso com a sustentabilidade, visite https://www.bcorporation.net/en-us/find-a-b-corp/company/weleda-a-g-group/
 
Sobre a Weleda 
 
Marca que se originou na antroposofia, a Weleda nasce na Suíça em 1921 já com a sustentabilidade em seu DNA. Através de um olhar ampliado do ser humano, produz medicamentos e cosméticos com o uso de matérias-primas orgânicas e biodinâmicas que o tratam de forma integral. Seu propósito é revelar a saúde e a beleza das pessoas e do planeta, trabalhando em harmonia com a natureza e o ser humano, oferecendo tratamentos naturais eficazes para todas as fases da vida. Como co-iniciadora e membro da União para o BioComércio Ético (UEBT), trabalha com critérios éticos em todas as relações, utiliza a biodiversidade de forma sustentável e apoia o desenvolvimento de comunidades locais. Possui as certificações Natrue e IBD que garantem que seus cosméticos são seguros, eficazes e são produzidos com matérias-primas naturais, através de processos ecologicamente corretos e produtos nunca testados em animais. Em 2023, se tornou Empresa B certificada, fazendo assim parte do movimento internacional que equilibra propósito e lucro para ser melhor para o mundo e não apenas a melhor do mundo. Presente em mais de 50 países e, no Brasil, desde 1959, comercializa um portfólio de mais de 70 produtos que podem ser encontrados no site (https://www.weleda.com.br), farmácias Weleda, lojas de manipulação, principais redes de farmácias e e-commerce parceiros como Amazon, Mercado Livre, Beleza na Web e Época Cosméticos.

 

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