Empresas em Foco

05/07/2024
ACG lança tecnologias sustentáveis para embalagens na indústria farmacêutica

A ACG Packaging Materials, divisão de embalagens da ACG, está lançando uma série de alternativas sustentáveis para as embalagens de medicamentos e outros materiais, a fim de reduzir a geração de resíduos plásticos. “A preocupação com a sustentabilidade cresce em toda a sociedade e nas empresas. Temos o compromisso de cooperar com esta tendência e de criar um futuro melhor para todos. Nossos investimentos em tecnologia e inovação vão de encontro a esta necessidade”, afirma Raphael Sideris, gerente geral de vendas & marketing para o Brasil e América Latina da ACG.
A companhia lançou a nova tecnologia de PVC biodegradável - Bio D. Esta inovação permite que uma vez que os filmes de PVC sejam submetidos às condições de um aterro sanitário, se decomponham em um período aproximado entre 5 e 10 anos, o que normalmente levaria cerca de 500 anos para acontecer. O material pode ser utilizado não somente na produção blisters da indústria farmacêutica, mas também em embalagens de forma geral e na indústria bancária para fabricação de cartões de crédito.

A ACG entrega o PVC para as fábricas responsáveis pela geração do produto final no formato de bobinas de PVC para a produção dos blisters na indústria farmacêutica e de chapas de PVC para a produção de cartões bancários e outros tipos. Além de proporcionar sustentabilidade para as indústrias, o produto oferece uma excelente relação custo-benefício, na comparação com o PVC tradicional. O material acompanha a vida útil dos produtos ao qual está acoplado, nestes casos, os medicamentos e cartões de crédito. Apenas quando ele é descartado e chega aos aterros sanitários, é que o processo de decomposição começa. Outra vantagem é que ele possui um excelente desempenho de maquinas e, portanto, no processo industrial dos clientes ele se comporta de maneira igual ao produto tradicional.

A ACG também desenvolveu blisters de papel. Além de sustentáveis e compostáveis, eles oferecem um bom nível de proteção contra oxigênio e umidade. Essa, sem dúvida, deve ser uma das principais alternativas de embalagens a serem adotadas pela indústria farmacêutica. Outra opção são os filmes livres de halogênio, feitos sem vinil e totalmente recicláveis após o processamento. Já os filmes compostáveis oferecem uma excelente barreira contra umidade, aroma e oxigênio. Além de todas estas opções, a ACG criou ainda um filme revestido com barreira sustentável, laminado com a mesma proteção do PVdC, mas usando 50% menos revestimento e lâminas de alumínio para formação a frio sem halogênio, que são laminados recicláveis que oferecem propriedades de barreira equivalentes às do CFF.

A ACG oferece soluções completas para os mercados farmacêutico e nutracêutico, atendendo as necessidades do setor em cápsulas duras, materiais de embalagem de barreira, maquinário de fabricação de produtos farmacêuticos e soluções de rastreabilidade totalmente integradas. Presente em 138 países e tendo hoje 5.000 funcionários, a companhia chegou ao Brasil há 20 anos, tendo sido fundada em 1964 na Índia, pelos irmãos Ajit e Jasjit Singh. Hoje, a companhia está nas mãos de Karan Singh, filho de Ajit, que segue com o princípio de sempre “fazer melhor”, desafiando as outras companhias do mercado de suprimentos farmacêuticos.

Sobre o Grupo ACG

Fundado em 1964 e operando no Brasil há 20 anos, o Grupo ACG é o único fornecedor mundial de soluções de fabricação integradas para a indústria farmacêutica. A empresa recebeu em 2023 o segundo lugar no Prêmio Sindusfarma de Qualidade, na categoria Fabricantes nacionais de matérias-primas. Conta com uma unidade fabril em Cotia (SP), a ACG Films & Foils, que oferece soluções em embalagens para as indústrias farmacêutica, alimentícia & FMCG (Fast-Moving Consumer Goods), e outra em Pouso Alegre (MG) focada na fabricação de cápsulas para as áreas farmacêutica e nutracêutica. Possui importantes certificações, como GMP, Halal e Kosher, se tornando um importante fabricante e distribuidor para todo o mercado doméstico, Latino-Americano, Norte-Americano e, recentemente, para a África. A ACG tem o compromisso com uma única meta: oferecer um portfólio completo de tecnologias e soluções integradas para a fabricação eficiente de sólidos orais. A multinacional está presente em mais de 100 países e tem mais de 4.500 funcionários em todo o mundo.