29/05/2014
AbbVie submete à aprovação da FDA e da União Europeia seu novo tratamento para Hepatite C, totalmente oral e sem interferon
Fonte: AbbVie

A AbbVie já submeteu à Agência Europeia de Medicamentos  (maio) e à FDA (final de abril) pedido de aprovação para comercialização para o seu tratamento totalmente oral e sem o uso de interferon, para pacientes adultos com Hepatite C, genótipo 1.  O pedido de aprovação do novo regime terapêutico, em ambas agências regulatórias, baseia-se nos dados do maior programa clínico desenvolvido até o momento com pacientes com Hepatite C crônica, genótipo 1, composto por seis estudos de fase III que incluíram mais de 2.300 pacientes em mais de 25 países.

“Esta submissão nos deixa perto de oferecer aos pacientes adultos com Hepatite C crônica, genótipo 1, um tratamento totalmente oral, livre de interferon, o qual representa um avanço promissor para a comunidade que vive com a doença”, afirma o médico Scott Brun, vice-presidente de Desenvolvimento Farmacêutico da AbbVie.”.

Em maio de 2013, a FDA considerou o regime terapêutico da AbbVie para Hepatite C, o primeiro oral e sem uso de interferon, como “Terapia Inovadora”, designação que tem como meta agilizar o desenvolvimento de medicamento de doenças sérias, ou que representem risco de vida para os seus pacientes.  Já a agência europeia concedeu ao pedido da AbbVie processo de avaliação acelerada para os medicamentos ABT-450/ritoanvir, ombitasvir (ABT 267) e dasabuvir (ABT 333), uma designação outorgada a novos medicamentos que atendam interesses de saúde pública.  Na Europa, o processo de revisão do pedido da AbbVie será conduzido sob um procedimento centralizado de licenciamento que, quando finalizado, terá uma única autorização de comercialização válida para todos os 28 estados membros da União Europeia. Apesar do processo de avaliação rápida diminuir a revisão da EMEA em aproximadamente dois meses, não há garantia de um parecer positivo do Comitê de Análise de Produto Farmacêutico para Uso Humano ou aprovação final pela Comissão Europeia. Os medicamentos ABT-450/ritonavir, ombitasvir (ABT-267) e dasabuvir (ABT-333) podem estar disponíveis para comercialização na Europa no primeiro trimestre de 2015.

Globalmente, cerca de 160 milhões de pessoas são cronicamente infectadas com Hepatite C e estima-se que de 3 milhões a 4 milhões de pessoas são infectadas a cada ano.