Empresas em Foco

Compartilhe:
24/03/2016
Aché Laboratórios apresenta cases de sucesso no SAP Forum Brasil
Fonte: Aché

O Aché Laboratórios participou da 20ª edição do SAP Forum Brasil, realizada em 15 e 16 de março, em São Paulo. A companhia foi representada pelo presidente Paulo Nigro, que participou de plenária sobre a transformação digital da sociedade. A equipe de Tecnologia da Informação (TI) do laboratório também participou do evento, por meio de palestras sobre cases de soluções tecnológicas que contribuem com as áreas do negócio.

“A tecnologia é fundamental para integrar todos os atores da cadeia produtiva e seus processos, permitindo que nos concentremos em desenvolver soluções para levar mais vida, saúde e bem-estar à população. Com isso, conseguimos focar no cliente, levando informações e produtos de qualidade para prevenção e tratamentos”, avalia Nigro.

Segundo o presidente, a companhia completa 50 anos na vanguarda do setor, investindo em inovação para continuar crescendo com sustentabilidade, foco no cliente e excelência operacional. Em 2015, os aportes em inovação somaram cerca de 15 milhões para projetos que impactaram todas as áreas da companhia.

Consumidor protagonista

Eduardo Kondo, gerente de Tecnologia da Informação do Aché, participou de mesa redonda sobre a transformação digital na indústria de Bens de Consumo. Segundo ele, a área da saúde passa por uma grande mudança por conta da enorme quantidade de informação disponibilizada na rede global de computadores. Todos os meses, internautas realizam cerca de 80 milhões de pesquisas sobre saúde no País, demonstrando que o consumidor está se colocando como protagonista na relação com sua saúde.

"O Aché está acompanhando esta transformação, com o desenvolvimento de diversas soluções que vão integrar informações de especialistas e experiências de consumidores em uma plataforma digital unificada, facilitando o fluxo de informação, contribuindo para a prevenção e o tratamento", explica Kondo.

Alta performance em sistemas

Uma das palestras realizadas pela equipe de TI do Aché foi sobre a implementação do SAP HANA para as empresas do Grupo – Aché e Biosintética –, além das controladas: Magenta, Mafra e Propecus. O trabalho durou quatro meses e foi concluído em fevereiro de 2016, envolvendo cerca de 100 pessoas da companhia e cinco empresas prestadoras de serviço.

A iniciativa já trouxe ganhos de redução do armazenamento de informação, economia com o licenciamento de banco de dados, bem como diminuição de infraestrutura de servidores. Isso já possibilitou, por exemplo, a redução do tempo do processo de fluxo de caixa em algumas transações de duas horas para três minutos. A extração de notas fiscais para a composição de transporte, que antes durava cerca de 30 minutos, hoje dura menos de um minuto.

“Outros benefícios estão em algumas etapas dentro do processo de fechamento contábil, reduzidas de 10 minutos para um processamento instantâneo e online. Estamos em uma curva de maturidade ascendente, aperfeiçoando todos os aspectos da plataforma. O projeto trará ganho de performance, tornando alguns processos até 10 vezes mais rápidos”, afirma Leandro Roldão, gerente de Sistemas da Informação do Aché.

Agilidade no faturamento

Outra palestra apresentada foi sobre a adoção da solução SAP Nota Fiscal Eletrônica 10.0 para integrar a cadeia de suprimentos por meio de projetos B2B. A solução permitiu à companhia automatizar e acelerar processos relacionados à emissão de notas fiscais, atendendo perfeitamente à regulamentação e reduzindo custos.

O projeto possibilitou aumento de 75% da velocidade de liberação das notas fiscais e reduziu totalmente a espera de caminhões, resultando aumento de 42% de produtividade no recebimento de mercadorias. "A adoção desse novo sistema também garantiu a eliminação de erro no processo de faturamento, diminuindo o volume de lançamentos manuais e possibilitando a conferência antecipada das informações de fornecedores e clientes", avalia.

Segundo Roldão, o projeto foi tão bem avaliado que virou referência de benchmark no mercado. “No último ano, fomos procurados por dez empresas que nos pediram apoio para a implantação do sistema, provando que nosso modelo foi um completo sucesso”, afirma. 

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024