10/10/2019
Sindusfarma participa de congresso internacional na Argentina

O diretor de Assuntos Técnicos e de Inovação do Sindusfarma, Jair Calixto, participou do “V Congreso Internacional de Farmacia y Bioquímica Industrial’, realizado durante a EXPOFYBI 2019, promovido pela Asociación Argentina de Farmacia y Bioquímica Industrial (SAFYBI), entre os dias 10 e 13 de setembro, na cidade de Buenos Aires.

Jair apresenta cenário regulatório no Congreso Internacional de Farmacia y Bioquímica Industrial

Em sua apresentação, Jair Calixto falou sobre os avanços regulatórios no Brasil, comentando sobre o momento atual e as ações que estão sendo realizadas como as evoluções nas normas que regem as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos e os Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), além do Marco Regulatório de Registro de Biológicos e Medicamentos.

Ele também comentou o trabalho que está sendo realizado para implementação dos Guias ICH (Internacional Conference on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use), do qual o Brasil é membro. Além dos esforços para que o país entre em sintonia com as exigências da PIC/S (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme), acordo cooperativo entre autoridades e agências reguladoras que estabelece padrões mundiais de BPF do qual o Brasil está em processo de adesão.

Jair também participou de uma mesa redonda que debateu as perspectivas da indústria farmacêutica na região, com a participação de representantes da Cámara Argentina de Especialidades Medicinales (CAEME), da Cámara Empresaria de Laboratorios Farmaceúticos (COOPERALA), da Cámara Industrial de Laboratorios Farmacéuticos Argentinos (CILFA), da Cámara de la Industria Farmacéutica Boliviana (CIFABOL) e da Cámara Argentina de Productores de Medicamentos Genéricos (CAPGEN).