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31/10/2019
Empresas Mais: Foco em nova fábrica e inteligência na distribuição

Veículo: O Estado de S.Paulo, anuário Empresas Mais

Em meio ao ambiente de transformação pelo qual passa a indústria farmacêutica, com a chegada de novas tecnologias e produtos, além da transformação digital das fábricas, colocar o foco nessa inovação e buscar continuamente a excelência operacional, em todas as frentes da companhia, é a linha de trabalho que o Aché Laboratórios Farmacêuticos vem adotando para assegurar seu crescimento.

Com 53 anos no mercado, e presente em 26 países, a companhia com sede em Guarulhos (SP) ocupa lugar de destaque entre as maiores do setor, contando hoje com 320 marcas, 734 apresentações e 131 classes terapêuticas.

A empresa vencedora da categoria Farmacêutica do Estadão Empresas Mais obteve, em 2018, crescimento de 7,3% na receita líquida, totalizando R$ 3,2 bilhões. Além disso, alcançou Ebitda de R$ 939,2 milhões. Rentabilidade que garantiu um círculo virtuoso de investimentos. Essencial para garantir uma forte presença em um cenário extremamente competitivo do segmento e ainda bastante incerto em termos econômicos. 

"Investimos mais de R$ 80 milhões em inovação e demos continuidade à construção de nossa nova planta fabril na região de Suape (PE). Um projeto que consumirá R$ 650 milhões de investimento voltado para o aumento de nossa capacidade de produção e para a implantação do novo centro de distribuição na Região Norte e Nordeste, a segunda maior do mercado farmacêutico no País", segundo Vânia Nogueira de Alcântara Machado, presidente do Aché. 

Essa preocupação com a inovação, diz Vânia, é histórica na empresa, tanto que 10% do Ebitda (geração operacional de caixa da companhia), em média, é aplicado a cada 12 meses para viabilizar o lançamento de produtos. Só em 2018,17 deles foram lançados. O Aché também investiu na consolidação de outros 30 itens que chegaram ao mercado em 2017. Serão mais 30 novidades até o fim deste ano, com meta de consolidar a liderança nos medicamentos com prescrição médica. 

A visão de inovação, somada ao direcionamento de recursos para a promoção das marcas dos produtos em geral, foi responsável pelo investimento de R$ 800 milhões por parte do Aché. Com a intenção de promover um estreitamento de relações com médicos, farmácias, distribuidores e instituições públicas, compartilhando informações que gerem valor para os negócios de "todos os lados", diz a presidente. "Fomos adiante na forma de promover nossos medicamentos e compartilhar conhecimento científico com a classe médica. Além da visitação presencial, ampliamos a nossa visitação virtual", explica a executiva.

Inovação radical 

Apostar no País e no próprio potencial de crescimento é o pilar da empresa. Nesse contexto, um total de 153 projetos está no radar do setor de planejamento do grupo, com previsão de execução até 2023,"sendo 23 deles de inovação radical", de acordo com Vânia. 

"Acreditamos no potencial de crescimento do mercado farmacêutico brasileiro, seja por meio do maior acesso da população aos medicamentos, como também da ampliação da oferta de novas drogas para satisfazer necessidades ainda não atendidas." 

A presença da tecnologia no dia a dia da companhia vai aumentar com a inauguração de um novo centro de distribuição automatizado na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, garantindo maior agilidade no abastecimento dos pontos de venda. "Estamos também implementando vários sistemas que nos permitirão automatizar processos industriais, logísticos, comerciais e administrativos, visando maior segurança, agilidade e eficiência das operações." 

O maior beneficiado por todos esses investimentos e inovações, segundo a companhia, é o paciente. Por causa disso, a empresa ampliou o programa de benefícios Cuidados pela Vida, oferecendo acesso a medicamentos de uso contínuo. Em 2018, o Aché contabilizou 12,7 milhões de novos cadastros.

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