14/05/2020
Sindusfarma lança projeto Redução de Rupturas

Com o objetivo de implementar um índice comum da indústria farmacêutica e da cadeia logística de medicamentos que auxilie a identificar e solucionar eventuais gargalos de distribuição, o Sindusfarma está lançando o projeto Redução de Rupturas, para mensurar o Nível de Serviço das indústrias farmacêuticas.

O Indicador (KPI) de Nível de Serviço é calculado com base na diferença entre a quantidade de medicamentos solicitados pelo setor varejista farmacêutico e o volume efetivamente entregue pelas indústrias farmacêuticas.

O termo ‘ruptura no PDV’ se refere à indisponibilidade de determinado produto no ponto de venda.

Em 2019, o Sindusfarma criou um Grupo de Trabalho (GT) com representantes da indústria farmacêutica, do varejo e da distribuição, com o objetivo de aprofundar o diálogo entre esses segmentos e discutir modelos de trabalho mais colaborativos e eficientes de gestão da logística de abastecimento do varejo farmacêutico.

Soluções

O GT constatou o uso de indicadores de Nível de Serviço diferentes por parte da indústria e do varejo. Por isso, visando ter um medidor único para orientar a indústria e a cadeia de distribuição, o Sindusfarma desenvolveu um KPI (Key Performance Indicator) mensal de Nível de Serviço, reportado pelos laboratórios associados participantes de forma anônima, com o objetivo de identificar as fontes dos problemas e possíveis soluções para redução de ‘rupturas no PDV’.

Para a elaboração desse KPI, o Sindusfarma está convidando as empresas associadas a aderir ao projeto. As indústrias farmacêuticas interessadas utilizarão a plataforma do BDM (Boletim Dinâmica de Mercado) adaptada para esta finalidade para envio anônimo dos dados.

Benchmarking

Como contrapartida, as empresas que participarem do projeto terão acesso aos dados dos níveis de serviço dos outros informantes, identificadas apenas por códigos, bem como a média da indústria, permitindo assim benchmarking do Nível de Serviço da indústria farmacêutica.

Os dados obtidos pelo Sindusfarma serão cruzados com o mesmo indicador da Abafarma e de outras entidades da cadeia, a fim de estabelecer um diálogo para identificar medidas para melhorar os índices de ‘ruptura’.

Mais detalhes sobre como aderir ao projeto Indicador de Nível de Serviço podem ser obtidos com Antonio Jr., no e-mail: [email protected].