04/09/2020
Encontro discute bem-estar e saúde mental de profissionais durante a pandemia

Ações voltadas para o bem-estar e o suporte psicológico dos colaboradores das empresas da cadeia farmacêutica no período de isolamento social e de pós-pandemia foram analisadas pelos participantes do encontro "Lições de pandemias do passado, expectativas da Covid-19 e perspectivas pós-pandemia nas organizações”, promovido pelo Sindusfarma no dia 28/8.

Arnaldo Pedace (no alto à esq.) coordenou o debate sobre o retorno às atividades pós-pandemia

Participaram do workshop o vice-presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), Prof. Lauro Moretto; o advogado Marcelo Pinto; e o gerente de Relações Sindicais Trabalhistas do Sindusfarma, Arnaldo Pedace.

Marcelo destacou a importância de as indústrias farmacêuticas desenvolverem ações focadas no bem-estar emocional dos seus colaboradores, fornecendo o suporte psicológico para que as equipes se sintam seguras durante o período de retomada das atividades, cumprindo as preconizações dos protocolos de retorno das atividades.

Segundo Pedace, o Sindusfarma deverá lançar até o final deste ano um protocolo de medidas pós-pandemia de Covid-19 destinadas aos colaboradores da área administrativa. O material reunirá as principais recomendações de prevenção e higiene listadas nos protocolos de retorno às atividades e que poderão ser integradas no dia a dia dos profissionais em seus escritórios e residências.

Moretto falou sobre a história das pandemias e os seus impactos na sociedade, além de explicar os conceitos relacionados a epidemiologia, suas origens e evolução no decorrer dos anos. Ele também comentou as medidas adotadas para combater a pandemia de novo coranavírus e os estudos clínicos para o desenvolvimento da vacina.