Notícias 

Compartilhe:
16/09/2020
Morre o médico e cientista Elisaldo Carlini, comendador do Mérito Industrial Farmacêutico

O renomado médico e cientista Elisaldo Luiz de Araújo Carlini faleceu nesta quarta-feira (16), em São Paulo. O velório e o enterro serão realizados nesta quinta-feira (17), às 11h e 12h, respectivamente, no Cemitério de Congonhas. Mensagens de condolências podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Dono de uma vasta e brilhante carreira na área da saúde, o Dr. Carlini foi diretor da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, nos anos 1990, tendo concebido o arcabouço sanitário que orientou a criação da Anvisa.

Professor titular aposentado da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com mestrado pela Yale University, nos Estados Unidos, Carlini dedicou-se, ao longo de sua trajetória acadêmica, às pesquisas nas áreas de Neuropsicofarmacologia e Toxicologia.

Foi conselheiro do Painel sobre Dependência de Drogas e Alcoolismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e membro do Conselho Internacional da ONU para o Controle de Narcóticos.

Fundou e dirigiu ainda o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.

Homenageado pelo Sindusfarma, em 2010, com o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, o Prof. Dr. Elisaldo Carlini lembrou uma coincidência curiosa: o Sindusfarma foi fundado no mesmo ano em que foi criada a Escola Paulista de Medicina. “Isso, para mim, já representa uma espécie de elo bastante importante de relacionamento”, disse na ocasião.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024