18/12/2020
Sindusfarma participa do lançamento do VigiMed Empresas no Brasil

A diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, participou, a convite da GGMON/Anvisa, da mesa de abertura da cerimônia de lançamento do sistema VigiMed Empresas no Brasil. O convite foi um reconhecimento da Agência à contribuição da entidade na coordenação da fase piloto do projeto envolvendo as indústrias farmacêuticas.

Rosana Mastellaro (abaixo, à esq.), destacou os benefícios do VigiMed Empresas e ressaltou o trabalho da GFARM/Anvisa

Participaram do evento on-line realizado nesta quinta-feira (17): Alex Machado Campos, Diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Suzie Marie Teixeira Gomes, Gerente-Geral da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária da Anvisa (GGMON/Anvisa), Marcelo Vogler, Gerente da Gerência de Farmacovigilância da Anvisa (GFARM/Anvisa), e Salvador Alvorado e Heloisa Conesa, representantes da Uppsala Monitoring Centre da Organização Mundial de Saúde (UMC/OMS).

Em sua apresentação, Rosana Mastellaro ressaltou o trabalho desenvolvido pela GFARM/Anvisa durante o ano e destacou a importância do sistema VigiMed Empresas na otimização dos fluxos de informações de segurança entre os diferentes atores no processo de farmacovigilância, “esse novo sistema abrirá portas para continuarmos evoluindo juntos rumo à uma detecção mais rápida de sinais de segurança e efetiva minimização de riscos’, concluiu.

O VigiMed Empresas é um dos três módulos que integram e sistema VigiMed, da Anvisa, voltado para notificação de eventos adversos de medicamentos. O VigMed Empresas é destinado ao recebimento de notificações de relatos individuais de segurança dos detentores de registro de medicamentos. Ele foi desenvolvido pelo Centro Internacional de Monitoramento de Medicamentos de UMC/OMS .