17/02/2021
Cartilha sobre importação de vacinas tem colaboração do Sindusfarma

Em trabalho coordenado pela Procomex, Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior, o Sindusfarma contribuiu ativamente, em conjunto com agentes públicos e privados, no desenvolvimento de uma cartilha com orientações para o processo de importação das vacinas no combate à Covid-19.

O objetivo do material é o de difundir informações relevantes sobre o processo de importação de vacinas para todos os seus intervenientes, visando a multiplicação do conhecimento de forma a possibilitar ações imediatas, garantindo um fluxo de importação e liberação de cargas célere e sem interrupções.

Para isso, o material, desenvolvido em menos de um mês, apresenta o descritivo das etapas da operação de importação, desde o embarque no exterior até a entrega da carga desembaraçada ao importador.

A padronização de atividades e o estabelecimento de fluxos definidos, combinado à clareza dos requisitos exigidos favorece o cumprimento das normativas, conferindo rapidez ao processo e racionalizando o trabalho dos agentes envolvidos, além de favorecer o acesso à população de vacinas dentro dos padrões aprovados para uso.

A cartilha traz menção aos nomes da diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, e da sua equipe: Diego Xavier da Silva, Igor Munekata e Raquel Simas Mazocolo, como reconhecimento a contribuição realizada na elaboração do material.