22/10/2021
No Sindusfarma, Gustavo Mendes apresenta metas da Anvisa para 2022

Em encontro no Sindusfarma, o gerente-geral da GGMED/Anvisa, Gustavo Mendes, disse que a simplificação e harmonização de processos, visando conferir ainda mais celeridade e transparência aos processos de registro de medicamentos, é a principal meta da Agência no próximo ano. Mendes participou do Fórum Expectativas Regulatórias 2022, realizado no dia 18.

Como exemplo de aprimoramentos futuros, Mendes falou do impacto positivo proporcionado pela simplificação de processos durante a pandemia. Ele citou a Avaliação Baseada em Riscos, adotada na análise de registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da Covid-19, que acelerou o tramite burocrático e, consequentemente, a disponibilização dos produtos aos pacientes.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, essa experiência vai nortear a discussão, pautada na análise de risco, para disponibilizar com celeridade medicamentos de qualidade e seguros à população.

Balanço

Mendes fez um balanço da atuação da Anvisa durante o difícil período de quarentena e distanciamento social, no auge da pandemia, destacando como ponto positivo a rapidez que a Agência conferiu aos processos de análise dos produtos de uso emergencial e medicamentos para o tratamento da Covid-19.

Mendes também apresentou os números de pedidos de registros deferidos e indeferidos de medicamentos, produtos biológicos e insumos farmacêuticos ativo (IFAs), comentando os desafios que a GGMED/Anvisa terá para cumprir os prazos e agilizar os processos de análise dos demais produtos.

O encontro foi organizado pela Diretoria Técnico-Regulatória e de Inovação.