11/03/2022
PDE (Permitted Daily Exposure) é tema do novo Manual Técnico do Sindusfarma

O Sindusfarma acaba de lançar o manual “Relatório de PDE (Permitted Daily Exposure / Exposição Diária Permitida)”, que traz orientações sobre como avaliar os relatórios de toxicologistas para a validação de limpeza de processos produtivos na indústria farmacêutica.

“A publicação é uma importante contribuição aos profissionais para o atendimento ao conceito de avaliações toxicológicas na validação de limpeza, presente na RDC nº 301/19 e IN 47/2019 sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos”, diz a diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, autora do manual.

Citando conceitos da regulamentação vigente no país e referências bibliográficas internacionais, a obra dissemina e reforça as diretrizes e os processos do controle de Qualidade nas linhas de produção do setor, contribuindo para elevar o padrão dos medicamentos comercializados no Brasil.

O 34º manual técnico da área de Assuntos Técnicos e Inovação contou com a contribuição do analista de Assuntos Técnicos e Inovação, Diego Silva, e dos seguintes profissionais das empresas associadas: Everson Andrade (Elofar); Izabel Villela (Innvitro), Bianca Zandonay (Planitox) e Carlos Eduardo dos Santos (Altox).