29/04/2022
DIA publica pesquisa sobre dados de RWE/RWD realizada com apoio do Sindusfarma

O site da Drug Information Association (DIA) publicou o artigo “Pharmaceutical Industry Perspective on Use of RWD/RWE in Brazil”, sobre pesquisa apoiada pelo Sindusfarma que avaliou o ambiente regulatório e o uso de estudos RWE/RWD no Brasil em submissões à Anvisa, bem como os desafios e aprendizados de várias empresas.

A ideia de realizar a pesquisa nasceu durante seminário sobre o tema que o Sindusfarma realizou em Brasília, em 2019, sob a coordenação da Diretoria Técnico-Regulatória e de Inovação da entidade, liderada por Rosana Mastellaro.

O trabalho foi conduzido em 2021 por algumas empresas associadas, em parceria com a Anahp (associação dos hospitais) e o apoio da Interfarma.

Com base em informações fornecidas por indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais que atuam no país, hospitais e empresas de análise de dados em saúde, a pesquisa oferece indicadores sobre o uso de Dados de Vida Real (RWD) e Evidências de Mundo Real (RWE) nas submissões de registro, em substituição ou complementação aos estudos clínicos, em casos de produtos já conhecidos, novas indicações, nova posologia, ampliação de uso etc.

• Leia o artigo aqui