03/06/2022
No Sindusfarma, Anvisa atualiza funcionamento do sistema VigiMed

Em encontro promovido pelo Sindusfarma, a gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho, destacou o aumento significativo do número de notificações de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas coletadas pelo sistema VigiMed no Brasil.

Helaine Capucho, gerente de Farmacovigilância da Anvisa, fala sobre o sistema VigiMed

A gerente da Anvisa esteve na sede da entidade, em São Paulo, no dia 30/5, para participar de um encontro virtual com profissionais das empresas associadas, coordenado por Rosana Mastellaro, diretora Técnico-Regulatória e de Inovação.

Lançado em 2019, o sistema VigiMed é uma versão do VigiFlow, oferecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos centros nacionais que fazem parte do Programa Internacional para o Monitoramento de Medicamentos da OMS. As notificações registradas pelo sistema VigiMed são mantidas sob sigilo e só podem ser acessadas pela Anvisa e pelas Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, além do próprio notificante.

Helaine também falou das ações que a Gerência de Farmacovigilância (GFARM-Anvisa) está realizando para fortalecer a Farmacovigilância no país, tais como parcerias internacionais para aprimorar o conhecimento e o fluxo de procedimentos.