No Sindusfarma, Anvisa avalia projeto piloto de análise de processos pós-registro
Em encontro no Sindusfarma, o gerente-geral da GGBIO/Anvisa, Gustavo Mendes, apresentou dados parciais do projeto piloto de análise rápida on-line de processos pós-registro recentemente implementado pela Agência, em resposta ao acúmulo de petições provocado pela emergência sanitária da Covid-19.
Gustavo Mendes, ladeada por Rosana Mastellaro, apresenta resultados da GGBIO/Anvisa
Na primeira fase do projeto piloto, que envolveu três das cinco indústrias farmacêuticas com maior quantidade de processos na fila de análise (até 23/3/2022), houve significativa redução no número de processos, informou o titular da Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO/Anvisa).
Segundo Mendes, o "Projeto de Análise Otimizada On-line" pretende aproximar os especialistas da Anvisa e os profissionais das equipes regulatórias e técnicas das indústrias farmacêuticas, para o rápido esclarecimento das dúvidas decorrentes do processo de análise dos pedidos, eliminando exigências e trâmites burocráticos.
O gerente-geral da GGBIO/Anvisa esteve na nova sede do Sindusfarma na quinta-feira (14), para participar de encontro com profissionais das empresas associadas, mediado pela diretora Técnico-Regulatória e de Inovação da entidade, Rosana Mastellaro.
Terapias Avançadas
Mendes também falou sobre os desafios da nova Gerência-Geral de Produtos Biológicos para estruturar os processos de análise e aprovação das Terapias Avançadas.
Entre as medidas que estão sendo debatidas, Mendes citou o aprimoramento das competências técnicas dos profissionais da Agência, a regulamentação dos ensaios clínicos e seus processos de monitoramento, os trâmites dos pedidos de pós-registro e a implementação de mecanismos de regulamentação e certificação das Boas Práticas de Fabricação, de acordo com a PIC/S.