Líderes da Inovação Farmacêutica se reúnem em Brasília em 3 dias de debate
Empresas, instituições governamentais e privadas, startups e investidores discutiram o presente e o futuro da inovação no setor farmacêutico na 1ª Cúpula Brasileira de Inovação Farmacêutica, que se realizou em Brasília, de 27 a 29/9. O encontro foi organizado pelo Sindusfarma e pela Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF). O Prêmio Inovadores em Saúde foi lançado na cerimônia de encerramento.
Renata Lourencini (ICL Pharma), Vânia Canuto (Ministério da Saúde), Isabella do Carmo Gomes (Anvisa), Fernando Francisco (Abracro) e Márcia Martini Bueno (Libbs)
“Para a inovação, a mensagem que fica é que nós precisamos estar muito próximos: academia, ciência regulatória e indústria. E essa proximidade envolve estabelecer relações de confiança. Essa aproximação só vai trazer benefício”, resumiu Gustavo Mendes, pesquisador do International Vaccine Institute e ex-gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, na abertura do encontro, que contou com a participação de 45 palestrantes em plenárias, mesas-redondas, seminários e sessões de apresentação de startups.
Também presente na cerimônia inaugural, o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Felipe Bellucci, ressaltou o papel das agências de fomento no incentivo à inovação no país, com destaque para a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “Desde 2016, já apoiamos 1.718 projetos, em parceria com 1.200 empresas, sendo que 50,4% de todo o dinheiro desses projetos veio do setor privado; tivemos 664 pedidos de propriedade intelectual e R$ 2,4 bilhões envolvidos”.
“Quando sociedade civil, governo e academia sentam-se à mesa para discutir a inovação, toda a sociedade ganha, através de propostas e ações integradas, que favoreçam a sinergia entre os diversos atores, facilitando e direcionando o desenvolvimento socioeconômico e a adoção de novas tecnologias, que tornam nosso futuro mais inclusivo, abrangente e promissor”, disse Rosana Mastellaro, diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma.
O colaborador do Sindusfarma e idealizador da RBIF, Marcio de Paula, falou sobre a gestão da ideia e os resultados que já estão sendo alcançados. “Hoje, a Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica, de mãos dadas ao Sindusfarma, lança a fundação de um grande projeto: a construção das bases para que instituições as mais diversas possam debater e fomentar estratégias e projetos que sustentem o futuro do setor farmacêutico”.
Ao cumprimentar todos os participantes da Cúpula, numa rápida mensagem on-line, o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, reafirmou a importância da inovação em saúde para a promoção do desenvolvimento social e econômico e da qualidade de vida da população no Brasil e no mundo.
Gustavo Mendes (telão), Marcio de Paula (RBIF) e Felipe Bellucci (MCTI), na abertura da 1ª Cúpula Brasileira de Inovação Farmacêutica
Carolina Andrade, diretora do Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia
Luci Oura, gerente de Projetos Estratégicos da Janssen
Ana Marisa Chudzinski Tavassi, diretora de Inovação do Instituto Butantan
Beatriz de Castro Fialho, assessora executiva da Diretoria de Bio-Manguinhos para Inteligência Competitiva - Gestec Fiocruz
Startups – apresentações
Laví Clinical Trials - Vinicius Agibert, CEO e cofundador
Sleepup - Renata Bonaldi, CEO
SD Conecta - Lorenzo Tomé
Plenária: Propriedade intelectual como estratégia de inovação
Liane Lage, diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados - DIRPA do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)
Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Mesa-redonda: Ampliando o acesso à saúde por meio da tecnologia - Casos de sucesso
Lucas Albrecht de Almeida, cofounder da Nexxto
Leonardo Bia, head de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais da Roche
Renan Mori, da área de Captação de Investimentos/Inovação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Seminário: Venture Capital e o Vale da Morte
Renato Ferreira dos Santos, partner da Aggir Ventures
Carlos Zago, CEO da MKM Biotech
Marcos Olmos, CEO da VOX Capital
Eduardo Emrich, CEO da Biominas
Startups – apresentações
Memed - Alexandre Grandi, diretor de Novos Negócios
Regenera Moléculas do Mar - Mario Frota Júnior, CEO